21 de novembro de 2009

Vende mais porque é sobre vampiro ou é sobre vampiro e por isso vende mais?


O que leva 736 pessoas esperarem mais de cinco horas na fila do cinema de Ponta Grossa para ver um filme á 00:01? O que faz uma pré-estréia precisar de um horário extra porque o primeiro estava com as salas lotadas um dia antes? E o que leva as pessoas saírem das suas cidades, a exemplo de um pessoal de Imbituva, só para assistir ao filme logo no seu primeiro dia? A estréia mundial do filme 'Lua Nova', que é o segundo filme da saga Crepúsculo, uma adaptação dos livros de Stephenie Meyer, foi o que levou tantas pessoas ao Multiplex do Shopping Palladium, em Ponta Grossa, na noite de quinta/sexta-feira, 19/11/09.

'Lua Nova' se revela como o filme mais depressivo da série de quatro livros. Nele, Edward abandona Bella que, frustrada e triste pelo fato do amado lhe deixar, fica em perigo propositalmente, na esperança que Edward apareça. Diferente de Crepúsculo, 'Lua Nova' traz a formação de um triângulo amoroso formado por Bella, Edward e Jacob Black, uns dos lobisomems do filme.

Com um roteiro previsível e insosso, o diretor Chris Weitz tenta salvar a trama colocando mais ação e dinamismo do realmente o filme teria, se seguisse o livro fielmente. Exemplo disso são as brigas de Edward e Jacob e também o momento em que Jacob se transforma na frente de Bella e a salva de um vampiro. Em 'Lua Nova' a ação fica por conta das cenas de brigas entre lobisomens e vampiros.

Apesar da maquiagem do filme ainda se mostrar amadora, os efeitos especiais de Lua Nova melhoraram com relação a 'Crepúsculo'. Porém, ainda falta muito para chegar ao nível das séries 'True Blood' e 'The Vampires Diaries', que tem o mesmo tema de Stephenie Meyer. Uma desculpa para tantas falhas pode ser o baixo orçamento (para os padrões da indústria do cinema mundial) com que o filme contou. Na produção de Crepúsculo foram investidos 37 milhões de dólares e em Lua Nova 50 milhões.

Mesmo com as falhas e a história previsível da saga Crepúsculo, o primeiro filme rendeu 10 vezes mais que o valor utilizado para produzi-lo. A julgar pela pré-estréia em Ponta Grossa, 'Lua Nova' tem tudo para arrecadar tanto quanto Crepúsculo. E aí fica a pergunta, por que não sendo definitivamente o melhor na temática vampiresca a saga de Stephenie Meyer consegue tanto sucesso? Será que é boa porque fala de vampiros? Ou fala de vampiros e por isso é boa?


Mônica Bueno


Serviço:

Lua Nova
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Dakota Fanning, Ashley Greene,
Classificacao: 12 anos
Sala: MULTIPLEX
Programação:
20 a 26/11 DUBLADO
SEX SAB DOM QUA 14:00 16:30 19:00 21:30
SEG TER QUI 15:30 19:00 21:30
20 A 26/11 LEGENDADO
SEX SAB DOM QUA 14:30 17:00 19:30 22:00
SEG TER QUI 16:00 19:15 21:45

Um comentário:

  1. mE DESCULPE, mas vcs queria q o diretor fizesse oq?
    Ele foi muito fiel ao livro, e é isso q agradou aos fãs...pergunte a um fã de verdade, se ele achou o filme insosso?

    ResponderExcluir