28 de novembro de 2009

Próxima Solitária: a banda sem estampas



A banda Próxima Solitária, de Telêmaco Borba, possui algo que hoje em dia está em falta na música: criatividade. Em um cenário carregado de clichês, onde “rock alternativo” é um rótulo irônico, é esse o aspecto que faz a banda ser digna de destaque.



O ano de 2007 foi um período de aventura para o rock telêmaco borbense. Nessa época, muitas bandas do gênero, como Post It, Oh My Dog e Jayslesson, surgiram com os primeiros festivais de rock da cidade. Se considerarmos a mudança de nome e de membros como o fim, nenhuma dessas bandas seguiu em frente.
Próxima Solitária é produto das aventuras musicais de 2007. Dos membros originais restam três: Alisson Matheus (guitarra e vocal), Éder Matheus (guitarra) e Fabrício Bueno (baixo), que hoje contam com Gui Oliveira nos teclados e Arnaldo Ramos na bateria.
Um dos motivos que fez a banda desabrochar e permanecer ativa até hoje foi a ousadia. Grande parte das bandas do período citado eram formadas por adolescentes que queriam apenas se divertir nos festivais. Nada muito compromissado, poucas invenções e covers ruins. Próxima Solitária tem se preocupado desde o início com músicas próprias.



Além de valorizar a criação, o grupo inova ao abrir espaço para influências diversas em seu som. As composições são bem trabalhadas, recheadas de arranjos com toques que vão do indie rock ao rock progressivo. As letras do grupo conseguem falar de identidade e de amor sem ser piegas. Esse conjunto cria um som rico e promissor, que não se enquadra facilmente em rótulos e só deixa a desejar pela pequena quantidade de músicas gravadas em dois anos de existência.


Stiven de Souza


Serviço:
Próxima Solitária
Vocal e guitarra – Alisson Matheus
Guitarra – Éder Matheus
Baixo – Fabrício Bueno
Teclados, piano – Gui Oliveira
Bateria – Arnaldo Ramos
Local: Telêmaco Borba, PR
http://www.myspace.com/proximasolitaria
http://twitter.com/coreseformatos
Fotos: divulgação

Um comentário:

  1. realmente, os caras mandam muito bem! curto de verdade, e não só por ser amiga :P

    ResponderExcluir