6 de novembro de 2009

Na poesia... menos é mais



O livro 'Novelo' é uma coletânea de poesias de autores dos Campos Gerais. A obra conta com textos de Almir Correia, Péricles Holleben de Melo, Luísa Cristina dos Santos, entre outros. Os poemas são em sua maioria diretos, tornando a leitura mais rápida e de fácil compreensão.


Outro ponto positivo da obra é a sua diversidade. Por conter nove autores, cada um escreve de forma e sobre temáticas variadas, e com isso uma experiência nova em cada página. O título Novelo, portanto, é justificado através da união de poemas soltos que, quando juntos, formam algo novo.

A arte gráfica do livro é pouco atrativa, usando sempre o mesmo formato para poemas de tamanhos similares. Embora possua uma pequena apresentação dos autores no final, falta um prefácio contextualizando a ideia geral da obra. Entre os assuntos abordados estão o amor, a natureza, a rotina e a própria literatura.


Novelo é um exemplo de produção artística de qualidade em Ponta Grossa, por despertar o interesse pela literatura através das poesias de forma simples. O livro se destaca justamente por apresentar temas singelos, que ao virarem poesia se tornam únicos.

Leticia Scheifer

Serviço:

Título – Novelo

Autores – Almir Correia, Ana Valéria Fink, Luísa Cristina dos Santos, Luiz Fernando Cheres, Maria José Rizzi Henriques, Mauro César Rufino, Péricles Holleben de Melo, Róbison Benedito Chagas, Sebastião Natálio.

Editora – UEPG

Ano – 1995

Fotos: Divulgação e Leticia Scheifer.

Um comentário: