23 de outubro de 2009

Quando as características do rádio se perdem



Quando se fala em rádio, logo se vem à mente a programação comercial com músicas feitas apenas para vender e que ninguém agüenta mais ouvir. As rádios, de maneira geral, não se renovam.

O que se verifica em Ponta Grossa são rádios nesse estilo, que afirmam ser voltadas aos jovens, tal como a rádio Mix que assim classifica seu público alvo. Para isso, a seleção musical da emissora é pop rock, reggae, com músicas nacionais e internacionais.

Acontece que, na realidade, a grande maioria dos jovens acaba não ouvindo rádio porque a programação que diz ser voltada a eles não os atende de fato. Costumeiramente são músicas “batidas” e os noticiários também encontram dificuldade na aderência desse tipo de público, visto que na maioria das vezes são cópias do jornal impresso. Por mais que esse veículo seja parâmetro para o que o rádio, a TV e a internet vão tratar, é preciso imprimir as características marcantes de cada um.

Falta ao rádio local um ecletismo maior de cultura na escolha das programações, assim como uma complementação no conceito de rádio educativa.

Ocorre, geralmente, uma tentativa de aproximação do modelo de rádios nacionais, como a Jovem Pan, que acaba desprivilegiando o que é válido na cultura local e poderia ser explorado, como forma de aproximação do público.

Programas como peças radiofônicas e até mesmo documentários, a fim de diversificar a programação e torná-la mais peculiar, poderiam ser implantados nas rádios locais. Pensar em alternativas para causar interesse nas rádios locais devem ser analisadas.

Beatriz Bidarra

Serviço:

Rádio Mix Ponta Grossa . FM 94.7Mh

Rádio Jovem Pan Ponta Grossa. FM 103.5 Mh

Fotos: Divulgação.

2 comentários:

  1. "a grande maioria dos jovens acaba não ouvindo rádio porque a programação que diz ser voltada a eles não os atende de fato". O que comprovaria isso? Qual a base? De que jovem estamos falando, universitário? Pertinente escolher a programação das referidas FMs como objeto de avaliação e crítica. Mas talvez fosse possível lembrar que o noticiário nacional da JP pela manhã já é uma referência (obrigatória a estudantes de jornalismo...)

    ResponderExcluir
  2. os jovens não ouvem as rádios por causa das tecnologias que tomam a cabeça deles,computadores,por explo.

    ResponderExcluir