23 de outubro de 2009

Jornal espiritual nada convencional


A primeira impressão ao se deparar com um veículo de comunicação coordenado por uma entidade religiosa é que o mesmo retrata principalmente a crença, certo? Errado! A edição número 915, de outubro de 2009 da Folha Universal (coordenada pela Igreja Universal do Reino de Deus), foge do ‘achismo’ de que um jornal religioso só pauta temas de religião.

Ao longo do impresso, que é disponibilizado gratuitamente pela IURD de Ponta Grossa, vários assuntos como medicina, culinária, política e esportes são encontrados. Somente nas últimas páginas do veículo se localizam as editorias que tratam das pautas da igreja, a exemplo do ‘jornal do pastor’ e ‘recuperação’.

Matérias especiais de página dupla, espaço com piadas e palavras cruzadas, e a página dois destinada à opinião podem proporcionar no leitor a sensação de um jornal comercial. Entretanto, tal impressão logo desaparece devido a imparcialidade do impresso.

As publicidades merecem uma análise a parte. Propagandas de livros e dvds religiosos disputam espaço com anúncios publicitários ‘um tanto quanto inusitados’ para o veículo. Produtos para redução de peso e clínicas que prometem curar problemas de ereção e ejaculação precoce são encontrados nos espaços publicitários do jornal.

Mesmo com falhas visíveis (a exemplo da imparcialidade) a iniciativa da Igreja Universal do Reino de Deus ao criar a Folha Universal é válida, já que o objetivo da mesma é buscar inovação para tornar-se mais próxima de seus fiéis.

Carla Yarin

Serviço

Folha Universal n. 915

De 18 a 24 de outubro de 2009

2.557.000 exemplares

Igreja Universal do Reino de Deus - IURD

Nenhum comentário:

Postar um comentário