4 de outubro de 2009

Impressões, expressões e um homem no banheiro


O projeto 'Oficina Itinerante de Vídeo Tela Brasil' passou por Ponta Grossa em janeiro de 2008. Durante a oficina, um curta de dois minutos e meio, denominado Estilingue, foi idealizado, encenado, filmado e editado pelos alunos participantes. A produção, que conta a história de quatro garotos que querem descobrir quem é o homem que mora no banheiro da escola onde estudam, concorre ao prêmio especial “Governo do Rio – Na Tela da Favela”.


A história, pela curtíssima duração, é limitada e os atores são claramente amadores. Meninos que hesitam na hora das falas ou se expressam depressa demais. As roupas, o sotaque e o cenário são exagerados o suficiente para mostrar que a realidade supera a tentativa de ficção. E deixa claro que o filme foi produzido com o que eles possuíam naquele momento e lugar. O curta inicia com um aluno correndo para o banheiro, a porta se torna um desenho infantil, enquanto vozes sussurram e a tela se enche de rabiscos, aparentemente perturbadores. A impressão sobre a abertura é que ela é mais estilizada do que o resto da produção.

Os ângulos são a melhor parte do filme, onde um homem arrasta a perna, o corredor com paredes brancas e os pés de um menino correndo até dão a impressão de um filme menos amador – mas ainda longe do profissional.


Destaque para o jogo de câmera, onde o equipamento se aproxima o suficiente para que a tomada possa ser cortada e o personagem, trocado, revivendo um recurso pré-efeitos especiais. É o momento que demonstra a pretensão do filme de ser mais do que a oportunidade permitiu, a ideia vence a realidade e a própria vontade de ultrapassar as barreiras impostas pelo baixo orçamento e fazer algo ‘grandioso’. E é isso o que o espectador, sem saber da falta de recursos, consegue perceber ao assistir os poucos minutos de Estilingue.

Yana Fortuna

Serviço:

http://www.telabr.com.br/oficinas-itinerantes/2009/04/07/estilingue/

http://www.youtube.com/watch?v=ph5Fp3i6J-E&feature=player_embedded

Alunos realizadores: Alexandre Silva, Paula Schamne, Mariani Bandeira Oliveira, Silvia Cordeiro, Jean Guilherme, Andrey Junior Soares, Luciana Camilo, Alberto Korgut, Abel Oliveira, Alexsandro Gurski, Pamela Schamne, Renan Vinícius Soares, Tiago Rafael dos Anjos, Wallace Roberto dos Santos.
Realização:
Buriti Filmes e Associação Tela Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário