21 de setembro de 2009

Teatro Fora dos Palcos


O 37º Festival Nacional de Teatro (Fenata) de Ponta Grossa já encerrou suas inscrições. O evento, que é praticamente a única referência de teatro na cidade, ocorre entre os dias 5 e 12 de novembro. O Fenata é realizado pela UEPG desde 1973 e possui peças nas categorias adulto, infantil e de rua.


Apesar de trazer peças para a cidade por preços acessíveis, (na faixa de R$5,00 e com meia-entrada para estudantes, idosos e professores) um dos problemas do Festival é a falta de reconhecimento de artistas ponta-grossenses. Seria, mais interessante que o Fenata prestigiasse as criações locais, para que a população conhecesse o que é produzido, já que são poucos os espaços de divulgação.

A novidade da edição 2009 é a categoria “Espaço Alternativo”, que será realizada no Empório Avenida, e traz um teatro mais despreocupado, mas sem deixar de lado a qualidade. A iniciativa deve ser elogiada justamente por difundir o teatro, retirando a “aura intocável” dos palcos em grandes locais e audiências, como já é feito na categoria teatro de rua.


O Fenata cumpre o objetivo de mostrar a importância de uma das mais tradicionais expressões artísticas do mundo. Principalmente por estar em ambientes diferentes e com os mais variados temas, atraindo, assim, diversas audiências. Falta,contudo, um olhar apurado que valorize os artistas da cidade, para que o público ponta-grossense conquiste uma identificação no teatro.

Leticia Scheifer

Serviço:

37o. Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa (Fenata)

http://www.uepg.br/fenata/

Os espetáculos selecionados estarão no site a partir de outubro e a programação oficial a partir de novembro.

Crédito - Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário