18 de setembro de 2009

Projeto "Cultura ao Meio-dia" debate a década de 70 no Campus Central da UEPG

Mesmo com a breve chuva da hora do almoço, músicos, artistas plásticos, jornalistas, acadêmicos, docentes e funcionários da UEPG participaram de mais um "Cultura ao Meio-dia". O projeto, que acontece toda sexta-feira no Bloco C do Campus Central da UEPG, abordou na edição de hoje a música e o Jornalismo da década de 70. Os músicos Raynner e Joãozinho apresentaram as canções de grandes nomes como Roberto Carlos, Belchior e Tim Maia e, entre uma música e outra, a plateia participava discutindo conceitos e a produção cultural que remetem a época.



Simultânea as apresentações e discussões, os artistas plásticos Edinaldo de Paula, Antônio Nildo e Murilo Soares pintaram um grande painel com temas musicais e a emblemática: “é proibido proibir”. Os acadêmicos do curso de jornalismo Cleber Facchi, Gabriel Carven, Liandra Cordeiro, Derek Kubaski, Isadora Camargo e Gisele Barão e os jornalistas Rafael Schoenherr, Cíntia Xavier e Ben Hur Demeneck comentaram a produção cultural da época.

“A década de 70 foi importante em diversos aspectos. Desde o cinema alternativo, como os filmes do Zé do Caixão, até a música romântica de Wando e Odair José. Debater esses aspectos nos incumbe a entender um pouco mais sobre a nossa cultura", revela o Cleber Facchi. Já Isadora Camargo conta que ficou emocionada ao relembrar as histórias e fatos da época. “O fato de falar sobre uma década muito forte no País elucida nas pessoas uma nostalgia do espírito militante presente nos anos 70. As cartas de Henfil são um exemplo desse espírito que foi relembrado nas discussões no evento hoje”, diz.



A próxima edição, antes prevista para o próximo dia 25, foi adiada para 2 de outubro, em função de um concurso público nas dependências do campus central da Universidade.

O projeto

O "Cultura ao Meio-dia" é promovido pelo Departamento de Comunicação/Agência de Jornalismo e SESC PG, com apoio de outras entidades como o Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR), Coletivo de Leitores e Blog Crítica de Ponta. A ideia surgiu durante a Semana de Integração da Resistência, realizada em maio/09, pelo CAJOR, na tentativa de usar um espaço que não tem atividade programada na UEPG e muitos estudantes, docentes e servidores ficam sem opção cultural e de lazer durante o intervalo do almoço. O Projeto acontece das 12 às 13:30h, no pátio do Bloco C do Campus Central da UEPG. Outras Informações: Agência de Jornalismo (42) 3220 3361 – agenciadejornalismo@uepg.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário