26 de setembro de 2009

Quanto nos falta para uma ‘colher’?



Com uma ‘pitada’ de sarcasmo, diria o professor Sérgio Gadini: “O melhor blog de crítica de mídia dos Campos Gerais!” E existe algum outro?! Embora não tenhamos conhecimento da existência de outro blog com essa temática na região, a dualidade da palavra “melhor” usada por Gadini não está de tudo errada. Não alcançamos a perfeição, mas é possível avaliar um processo em busca dela.

A cada nova edição nota-se que os redatores estão mais atentos aos detalhes, boa escrita, novidades, entre outros pontos. Nesta é possível destacar a criatividade dos escritores. Depois de tantas postagens, a busca por um assunto novo tornou-se mais trabalhosa. Mas os alunos mostram que, “quebrando a cabeça”, assunto não falta.

Como exemplo em Projetor, muitos filmes, tanto ponta-grossenses quanto os a nível nacional, já foram criticados aqui. Nesta edição, a editoria inova partindo para as produções amadoras. Mesmo não correspondendo à qualidade dos filmes produzidos pelo mercado cinematográfico, as iniciativas amadoras fazem parte do espaço cultural da região, sendo assim podem ser discutidas e criticadas.

Abordagem por outro ângulo sobre determinado assunto também é uma sacada criativa. Na editoria Em Cena a autora utiliza uma das atividades do grupo Bando da Leitura, já criticado em edição passada - editoria Livro Aberto – como tema para sua crítica de teatro.

Mas nem sempre a repetição funciona. Embora se trate de outra obra, o texto esteja bem escrito e desperte o interesse do leitor, a atual editoria de literatura peca na escolha de um autor já criticado antes aqui. A opção da autora desmerece outros autores regionais, que poderiam ter seus trabalhos divulgados neste meio midiático, e mostra que faltou esforço na busca por novidades.

O nosso objetivo está correto. Continuemos na busca da perfeição. Mesmo que seja impossível alcançá-la, devemos buscar nos aproximarmos ao máximo dela. Assim, agarramo-nos na esperança de que um dia a ‘pitada’ de sarcasmo se torne uma ‘colher’ de verdade.

Cláudia Alenkire

7 comentários:

  1. Olá, meu nome é Adelbaldo, moro na cidade de Rio Branco no Acre, gostaria de saber quem é o Professor Sérgio Gadini? Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. *Coordenação: Sérgio Gadini*
    -
    Gostei do Ombudsman, achei mais light do que a maioria dos outros.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sérgio Gadini:
    Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), o autor também realizou um doutorado sanduíche (pelo Programa Capes) junto à Universidade Nova de Lisboa/Portugal. Atualmente é professor adjunto (concursado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde atua no Curso de Jornalismo e na Especialização (latu sensu) em 'Mídia, Política & Atores Sociais'. É membro do conselho editorial de várias publicações, entre as quais, a Revista Pauta Geral, Revista Internacional de Folkcomunicação, Revista Conexão UEPG, Publicatio UEPG, Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) e Emancipação (UEPG), além de editor-executivo da Revista Folkcom. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Organização Editorial de Jornais, atuando principalmente com pesquisas sobre o campo cultural contemporâneo, jornalismo, mídia-política, estudos do discurso, folkcomunicação, gestão pública e políticas culturais, além de teorias do jornalismo e agendamento cultural. Exerceu a função de ombudsman do Jornal da Manhã, de Ponta Grossa/PR, no período de setembro de 2007 a setembro de 2008.

    ResponderExcluir
  5. Comentários muito pertinentes, os quais leio com muito orgulho. Continue assim Cláudia, um ser crítico, que expõe o seu ponto de vista e faz valer a sua opinião.O jornalismo precisa de pessoas como você.

    ResponderExcluir
  6. Muito válida a observação da ombudsman sobre a repetição do autor. Entretanto, acredito que a obra seja interessante e desperte a curiosidade de novos leitores. O fato do autor ter participado da 2ª edição desse blog, não desmerece a citação atual.Porque, como já foi dito anteriormente, se trata de outro livro. E será que se alguém escreve várias obras boas, só pode ter uma colocada em evidência nesse blog, para que o crítico não seja taxado de "preguiçoso" ou "relapso"?Vale repensar esse ponto. Gisele Manjurma

    ResponderExcluir
  7. O Crítica de Ponta e as ferramentas de web
    Essa é uma das poucas vezes, que notamos os hipertextos (sem estar nos serviços e menus...) no blog.
    O blog poderia explorar mais recursos que a internet oferece, para se tornar mais atrativo, e apresentar diferenciais. Afinal, é um projeto experimental. Por que não utilizar podcast?
    Outra sugestão, é quanto o blog ser em edição. Parece que é impresso, que tem a necessidade de se unir todas as postagens em um material. Poderia ser publicado uma postagem por dia: as vantagens são do blog sempre estar atualizado e também de possibilitar que tds as postagens fiquem no topo da página.
    E não como hoje, que algumas são postadas já no final da página.

    ResponderExcluir