5 de setembro de 2009

Folha Universal, exemplo de "imparcialidade"

A forma em que as matérias das 7 primeiras páginas da Folha Universal desta semana estão dispostas e a escolha de seus temas (como por exemplo, “o sorriso dos bichos”, “ressaca da pizza” e “proteção contra imprevistos”) é confusa, quando colocados entre anúncios de produtos para redução de peso quase temos uma página dadaísta, tão irracional se torna.

Na página 8, a matéria de capa, intitulada “Vaidade em excesso”, tem como proposta conscientizar o leitor sobre os problemas que a vaidade pode causar em uma sociedade que supervaloriza a imagem. Para isso, a utilização de adjetivos como “aberração” e “deformada” não é contida.
O texto apresenta deficiências de fontes e citações. A súbita alternância entre as fontes deixa o texto confuso. Explicações que poderiam ser dadas por uma só fonte ficam espalhadas pelo texto em fontes diversas. Várias citações passam de 10 linhas, o que torna o texto cansativo. Outro problema são os dados apresentados entre o texto, nos chamados “olhos”. O jornal coloca números como “172 mil das cirurgias plásticas são reparadoras”, mas não explica a sua origem.

Na editoria “Coisa de Mulher” (página 8i), há uma matéria que contrasta por completo, não só com os anúncios de emagrecedores, mas com a opinião defendida pelo jornal na matéria da capa. A matéria da 8i se chama “A importância da imagem”. O texto é falacioso por não justificar afirmações como “Leva-se em torno de 15 segundos para uma pessoa julgar a outra sem sequer conversar com ela”, e também por dizer “Segundo especialistas” sem consultar um especialista. A primeira frase dessa matéria sintetiza a posição do texto: “O sucesso está estritamente ligado à imagem pessoal”.
Talvez esse contraste entre as opiniões da página 8 e 8i seja o melhor exemplo de como o jornalismo pode ser imparcial e plural.

Serviço:
Folha Universal Nº 908
De 30 de agosto a 5 de setembro de 2009
Edição nacional

Stiven de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário