26 de setembro de 2009

Amadorismo e diversão em menos de 10 minutos



A dificuldade de se falar sobre cinema nos Campos Gerais é reflexo das dificuldades de produção da sétima arte na região. Isso porque não há repercussão na mídia local, ou até mesmo apoio para quem pretende produzir filmes. Neste contexto, a maioria dos trabalhos pontagrossenses é veiculada apenas pela internet, que dá suporte a diversos grupos de cineastas amadores.

É na internet, mais especificamente no site Youtube, que se pode encontrar um (razoável) acervo de curtas produzidos por dois amigos do curso de Artes Visuais da UEPG. Os filmes têm duração máxima de 10 minutos e reproduzem histórias criadas por Vilmar Doidão e Mané.

Todo o trabalho tem a participação da dupla. Produção de roteiro, edição, trilha sonora. Além disso, alguns amigos contribuem nas atuações e maquiagem na maquiagem.

Pode-se dizer que os curtas produzidos são de bastante amadores e, se não rendem histórias fantásticas, pelo menos é possível dar boas risadas. As produções caseiras não são compatíveis com as necessidades do mercado cinematográfico e, no entanto, não significa que não mereçam espaço. É a criatividade de dois amigos traduzida em diversão para quem estiver disposto a conhecer um pouco mais das produções pontagrossenses.


Vanessa Kruchelski Huk

Serviço

Fotos: Vilmar Doidão

Produção dos Filmes: Vilmar Doidão e Mané

Participação: Estudantes de Artes Visuais

Exibição: Youtube (www.youtube.com)

2 comentários:

  1. Produçaõ Castrense.

    Pra quem quiser dar uma olhada...
    É a Ninjitsutotal Films CO. Que atua em Castro, e ja fez filmes em parceria com o Vilmar Doidão.
    Vale a pena conferir.. ja que o tema abordado é cinematografico.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, tem alguns erros neste post! Não são apenas acadêmicos de artes que participam das filmagens, como nos primeiros vídeos que roterizei, tinha a participaão de bastante amigos meus de castro! E tmbm meu amigo Mané apenas me ajudou nos ultimos dois videos, sendo os outros de roteiro, direção, trilha sonora e edição de autoria minha em separado! Mas tmbm agradeço pela divulgação, só que da proxima vez analizem com mais certeza as informações dadas pelo entrevistado!

    ResponderExcluir