5 de junho de 2009

Rádio que se aprende fazendo




Colocar em prática o que se aprende em sala de aula é gratificante para alunos e professores. Aplicar a teoria no cotidiano fomenta o aprendizado e torna qualquer disciplina mais enriquecedora. É com essa proposta que a professora Zeneida Alves de Assumpção criou, em agosto de 2008, o projeto de extensão Radio Web. Desenvolvido por alunos do curso de Jornalismo da UEPG, a Rádio Web traz informação, cultura e entretenimento em arquivos de áudio, produzidos pelos estudantes, e disponibilizados na internet.


Cada programa, de curta duração, possui um tema. São assuntos como internet, esportes e música, além de entrevistas e algumas peças radiofônicas. A Rádio Web apresenta conteúdos dinâmicos e pode ser ouvida por qualquer pessoa que acesse o link do Serviço. Contudo, como o projeto também é um espaço para aprendizagem, algumas falhas devem ser discutidas. No link, os programas não estão separados por temas ou grupos, o que, se fosse feito, tornaria a apreciação do trabalho mais atrativa.


Os temas são interessantes, mas não chamam atenção de acadêmicos de outros cursos. Pode-se cair na armadilha de produzir somente para quem é do curso e sobre o curso. No link havia vários programas sobre um evento de Jornalismo, mas nenhum apresentava um evento de outra área, por exemplo. A Rádio Web poderia ser “mais democrática”, pautando temas interessantes tanto ao estudante da UEPG como para o ouvinte que não faz parte da comunidade universitária. Ao trazer temas mais plurais, aumentam-se as chances de se ter mais ouvintes. É assim que o projeto cresce, e os alunos também.

Thalita Milan

Serviço: Projeto Rádio Web (UEPG) - http://radioweb.uepg.br/

Créditos: Divulgação

Fotos: Divulgação

Um comentário:

  1. Por Deus!!! Ponham coleguinhas pra fazer figuração nas fotos, pelo menos ^^

    ResponderExcluir