14 de junho de 2009

Opinar ou Informar?


Está claro que os autores do blog ‘Crítica de Ponta’ estão com os olhos abertos para novas possibilidades. Críticas não devem se limitar a produtos, mas devem também pensar no processo de produção e no modo de circulação. Criticar a falta de determinado produto também é um tipo de crítica, pois pressiona os responsáveis a tomarem atitudes. Isso é algo que está surgindo no ‘Crítica de Ponta’, por estar cada dia buscando produtos e percebendo a falta de alguns deles nos Campos Gerais. E o blog está aprendendo a lidar com essas alternativas.

Porém, ainda existe o medo de ousar na hora de escrever o texto. A dificuldade de fugir do texto informativo pode ainda ser percebida em algumas editorias. A função do blog é criticar os eventos culturais da região e, para isso, não se pode ter medo de realmente criticar, seja bom ou ruim. É isso que o leitor quer.

Nesta edição, a atenção vai para as editorias que se desprenderam do produto e pensaram na estrutura. A editoria “Em Cena” pensou no espaço. O autor expôs o cenário atual, criticou e propôs mudanças. A editoria “Projetor” também pensou no espaço e menos do produto. O tema escolhido é original, mas a autora se limitou à explicação do que é um cineclube e fez apenas uma pequena crítica ao fato do público não considerar o espaço de debate.

Claro que outras editorias que optaram por produtos não devem ser desvalorizadas. Dessas, a crítica “Animais em Foco” merece destaque pela boa dinâmica e embasamento crítico. Já a crítica “Mosteiro em Pauta na Literatura” deixa o leitor com dúvidas. Não é possível entender, afinal, do que se trata o livro. Uma pequena descrição do tema já resolveria o problema. Uma dúvida que fica para quem lê a crítica é entender por que a notoriedade do Mosteiro contido no livro é questionável. Porque as pessoas não conhecem?

No geral, o ponto principal que os autores do blog devem prestar atenção é na diversidade de temas. Obviamente, a crítica aos produtos é muito válida e muitas vezes demasiada esclarecedora e informativa. Entretanto, considerar que se a editoria tem recebido um mesmo formato de crítica por semanas, uma inovação vai enriquecer o blog. Pode atrair mais leitores e ampliar debates.

Juliana Cardoso

Um comentário:

  1. Bom dia, segundo ano. parabéns pelo intenso volume produtivo do blog. já deram risada com o www.adailingles.com.br? sugiro uma crítica sobre o site!!

    ResponderExcluir