19 de junho de 2009

Medicina levada a sério




Levar informação aos telespectadores nem sempre é uma tarefa fácil. Quando se trata de um campo de conhecimento específico, por exemplo a medicina, a tarefa é ainda mais complicada. Corre-se o risco de usar termos técnicos e não explicá-los, o que prejudica o entendimento do telespectador. Esse problema não acontece no programa Medicina Preventiva, exibido na TV Vila Velha numa parceria com o Hospital Unimed. Os entrevistados, geralmente médicos, trazem informações sobre saúde e bem-estar. O jornalista Marcelo Franco conduz bem o programa, “traduzindo” termos da medicina para o telespectador.


Medicina Preventiva é gravado em um estúdio do Shopping Palladium, em Ponta Grossa. O local definitivamente não é apropriado. Falta isolamento acústico e, no decorrer do programa, ouve-se constantemente uma voz feminina que anuncia avisos para os compradores do shopping. A produção do programa parece não se preocupar com isso e o apresentador conversa com seus entrevistados formalmente. Marcelo Franco não abre espaço para intimidades, como acontece em outros programas locais, o que, por outro lado, deixa Medicina Preventiva um programa sério demais. Ele também apresenta o jornal da emissora.

Alguns enquadramentos mais criativos e uso de materiais audiovisuais poderiam tornar o programa mais dinâmico. Se o objetivo da produção é levar conteúdos de forma clara para o telespectador, devem repensar como atraí-lo. Não só de pautas interessantes se faz um programa. Medicina Preventiva, contudo, cumpre a função de informar. E só.

Thalita Milan


Serviço:

O programa é exibido pela TV Vila Velha, toda terça-feira, às 20h. O canal é do sistema a cabo da cidade.

Para mais informações: www.tvvilavelha.com.br

Um comentário:

  1. Sei que é complicado se justificar depois de ter o texto já publicado, mas peço desculpas pelas fotos. Não encontrei nenhuma foto do programa sobre o qual fiz a crítica e nenhum vídeo também. Resolvi então, colocar as duas únicas que achei...

    ResponderExcluir