13 de junho de 2009

O 'Tela Alternativa' como espaço cineclube


O Tela Alternativa é o projeto que mais aparece na editoria de cinema do 'Crítica de Ponta'.. Porém, como observou um leitor, os filmes criticados já foram apresentados e nem sempre são facilmente encontrados em locadoras da cidade. Isso porque o 'Tela', como espaço de cineclube, exibe filmes que fogem à lógica hollywoodiana, comum entre os cinemas e locadoras comerciais.


Mas o que é um cineclube? Cineclube é caracterizado por reunir pessoas para assistir e discutir cinema e não ter fins lucrativos. E que o projeto não tem fins lucrativos já é sabido e a única taxa cobrada corresponde ao valor dos certificados dos inscritos no projeto. Quanto às discussões sobre a obra apresentada, o Tela Alternativa perde parte de seu potencial ‘cineclubista’. Embora tenha uma plateia assídua que recebe toda semana, por e-mail, textos sobre o filme que será apresentado, quando o filme termina e a luz se acende para o início do debate, metade dos espectadores se levanta e simplesmente vai embora.

Mas não é apenas isso. Um cineclube também precisa ter uma estrutura democrática e o tela, de fato, tem. A escolha dos filmes apresentados é pré definida pelo coordenador do projeto, professor Antônio J. Teixeira, mas é aberta a sugestões e todos podem dar sua opinião ao final dos filmes. Além disso, assim como aconteceu na primeira semana de junho/09 com uma mostra de videoclipes por um estagiário, o projeto abre espaço para apresentação de obras e debates não previstos.

Um cineclube é importante em qualquer comunidade, seja pelo desafio de atuar como formador de opinião, produtor ou modificador de cultura. Talvez, seja necessário um debate de iniciação ao projeto para que aqueles que vão embora antes das discussões percebam que estão abrindo mão de dois direitos: dar a própria opinião sobre o conteúdo apresentado e exercer seu compromisso com a cultura apreendendo novos pontos de vista.

Cintia Amaro

Serviço:
Projeto Tela Alternativa – entrada gratuita – Todas as terças-feiras, 19h30.
Local: Cine Teatro Ópera (Auditório B) – Rua VX de Novembro, 458
Coordenador do projeto: Antônio João teixeira. - (quem se interessar em receber os e-mails com textos sobre os filmes e a programação completa até o final do ano, pode mandar um e-mail para o coordenador: ajteixeira@hotmail.com).
Programação do mês:
16 de junho - São Bernardo (1972, 113 min.) – Leon Hirszman
23 de junho - Tudo bem (1978, 110 min.) – Arnaldo Jabor
30 junho - Edukators (2006, 127 min.) – Hans Weingartner
Onde? Cine Teatro Ópera
Endereço Rua XV de novembro nº 458.
CEP: 84010-020 Ponta Grossa – PR
Telefone: (42) 3901-1601
Fotos: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1a/Cineopera.JPG
http://www.grupos.com.br/group/tela.alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário