13 de junho de 2009

Mosteiro em pauta na literatura

O livro abordado nesta crítica literária pertence à série Visões De Ponta Grossa, editada pelo Instituto Cidade Viva, em 2001. A Edição Mosteiro da Ressurreição 25 anos, escrito em 2006, é uma parceria entre o organizador, Niltonci Chaves, e a foto-jornalista Zaclis Veiga.
O livro pode ser considerado de caráter fotojornalístico, tanto pela técnica fotográfica quanto pelo aspecto informativo das imagens. A fotografia traz ao leitor uma compreensão acessível e universal.

Outro ponto central da obra é a linguagem, em inglês e português, o que o populariza pelos lugares em que é divulgado. Os detalhes apontados pelo autor desmistificam a lógica clichê de remeter mosteiro a um pensamento de clausura.
O badalar dos sinos avisa aos 29 monges do Mosteiro da Ressurreição que é chegada a hora de deixar suas celas individuais e se dirigir em rigoroso silêncio para capela. Em poucos minutos terá início o primeiro Ofício do dia.
Ao contrário do apontado pela apresentação do livro, a notoriedade nacional do Mosteiro é questionável. Na região e Estado, claro, não resta dúvida! Além disso, a publicidade interna existente em algumas séries de 'Visões De Ponta Grossa' compromete a estética do livro.

As fotos no interior do livro são apresentadas sem legenda, deixando aberta a interpretação e o entendimento do leitor, possibilitando uma contemplação agradável. Contudo, para quem deseja mais informações, elas podem ser encontradas enumeradas no final do livro.
A pluralidade de fontes e a condição de matérias completas do livro com o trabalho conjunto de jornalistas e historiadores não permite uma análise severa da obra. O que torna uma crítica construtiva mais pertinente e, sobretudo, coerente.

Vanessa Kruchelski Huk

Serviço:
Visões de Ponta Grossa – Mosteiro da Ressurreição – 25 anos. Veiga, Zaclis.
Editora: Pós-escrito.
Curitba-PR 2006.
Endereço-Mosteiro da Ressurreição: Rod BR 376. S\n.km 5, Ponta Grossa-PR
Créditos para fotos:
www.ressurreicao.org.br/.../imagens/visoespg.jpg - capa do livro
http://farm4.static.flickr.com/3114/2613549069_e3284d67cb.jpg?v=0 – Mosteiro por Milléo

Nenhum comentário:

Postar um comentário