13 de junho de 2009

E se a comunidade utilizasse o Centro de Cultura?




Parece que quando o assunto é teatro na cidade de Ponta Grossa (PR) o referencial é o Cine Teatro Ópera. É certo que o lugar é bom e a estrutura merece respeito. Porém, existem outros lugares que poderiam ser usados para fazer teatro na cidade.

Um exemplo disso é o Centro de Cultura. Foi inaugurado em 15 de setembro de 1988 “com a proposta de servir como espaço cultural à comunidade pontagrossense”, e de ser “um espaço democrático para todas as manifestações culturais, possuindo um auditório de 176 lugares e uma galeria de arte para exposições - Galeria João Pilarski”, como informa o site da Prefeitura Municipal. Mas, o local é pouco utilizado para expressões teatrais.


Alguns grupos da cidade utilizam o espaço para realizar seus ensaios. No entanto, quando resolvem apresentar os espetáculos pensam em todos os lugares, menos no próprio Centro de Cultura. É notável que o espaço precisa ser melhorado. O pequeno palco necessita ser redimensionado e a falta de um sistema de som e luz deve ser resolvida.

Em algumas ocasiões a Academia pontagrossense de Letras e Artes (APLA) utiliza o espaço para os concursos de declamação poética. O grupo de teatro da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI) também já se apresentou no local. Contudo, a própria Prefeitura Municipal transferiu o concurso de declamação poética dos Jogos Estudantis Municipais (JEM) para o Cine Teatro Ópera, dividindo espaço com outros projetos como o Tela Alternativa (projeto que exibe filmes não-comerciais e promove um debate após todas as sessões).
Percebe-se assim, que o prédio, restaurado e tendo suas características da época restabelecidas, é um local pouco utilizado resumindo-se apenas a exposições de obras de artes.


Daniel Petroski

Serviços:
Endereço: Rua Dr. Collares, 436
Telefone: 3223 2951
Horário de funcionamento: das 9h às 11h30 e das 14h às 17h
Tela Alternativa: Todas as terças-feira às 19h, no Cine Teatro Ópera.
Fotos: Daniel Petroski

Nenhum comentário:

Postar um comentário