27 de junho de 2009

Falta de espaço para produção (televisiva) local

A Rede Paranaense de Comunicação (RPC) mantém a seguinte estrutura: retransmite os programas da Rede Globo de Comunicação, de âmbito nacional; produz programas para serem transmitidos em todo o estado, como o 'Caminhos do Campo', 'Meu Paraná', o primeiro bloco do 'Globo Esporte' e 'Revista RPC', todos de abrangência regional; e dá autonomia às suas filiais espalhadas por todo o Paraná para a produção local. Isso porém, acontece numa escala pequena se compara às produções regionais e, é minúscula se comparada às nacionais.


A filial ponta-grossense da RPC é a TV Esplanada, que produz apenas uma parte dos dois telejornais diários da emissora, ambos intitulados 'Paraná TV' um ao meio-dia e outro às 19 horas. O bloco que apresenta as notícias de Ponta Grossa e região é apresentada por Régis Rieger.

Devido a esse pouco espaço que a RPC disponibiliza às emissoras locais como a TV Esplanada, a produção local se resume a quinze minutos diários, o que torna difícil criar uma identificação com o público.


Os outros programas regionais da emissora poderiam se valer da mesma estratégia utilizada pelo 'Paraná TV', dedicando um bloco às produções locais, como uma parte do 'Globo esporte' dedicado aos esportes locais ou uma parte da 'Revista RPC' falando sobre os Campos Gerais. Sem abordar assuntos que afetam o telespectador de maneira direta fica difícil criar a identidade de uma emissora local que conversa com sua audiência.

Nataniel Zanferrari

Serviço:

Paraná TV

TV Esplanada/Rede Paranaense de Comunicação (RPC)/Rede Globo de Comunicação

Primeira edição: 12:00h

Segunda edição 19:00h


Nenhum comentário:

Postar um comentário