27 de junho de 2009

Inovação polemizada em jornal laboratório da UEPG


Foca Livre
, a experiência jornalística dos alunos do segundo ano da UEPG está em pauta no Critica de Ponta novamente. Desta vez a crítica vai para os assuntos escolhidos pelo jornal, e não para o formato das matérias.

A edição nº130 do jornal Foca Livre apresenta, aos universitários, assuntos que não foram abordados pelos jornais da região. É relevante que, por ser jornal laboratório, o Foca Livre pense na inovação.

A editoria C&T apresenta denuncia da falta de controle da Universidade sobre o uso de softwares proprietários nos computadores da UEPG. Muitos deles operam com softwares piratas. Na mesma página, aponta-se o destino incorreto dos resíduos químicos da UEPG. São assuntos que atingem a Universidade e a não solução de tais situações causa problemas à comunidade. Para os alunos, que deveriam ter computadores equipados com softwares livres, e não de proprietários e muito menos pirata. E para a sociedade, já que lixo químico despejado em lixo comum causa impactos ambientais.

Na página Universidade, a matéria sobre o atraso das obras do ambulatório merece destaque. As obras deviam ter sido concluídas neste semestre (primeiro de 2009). Nenhum jornal da região abordou o tema que envolve a saúde dos estudantes e funcionários. Outra pauta interessante está na editoria Geral, e fala sobre um projeto de lei que pretende criminalizar a ação dos flanelinhas. Um jornal da região falou sobre a ação desses trabalhadores, mas não discute nada sobre o referido projeto de lei.

O Foca Livre deste mês (junho/09) merece destaque por ter escolhido tais assuntos para apresentar à comunidade universitária. Claro que existem assuntos que poderiam ser substituídos, mas nunca é tarde para melhoras.

Liandra Cordeiro

Serviço:
Foca Livre – Jornal laboratório dos alunos do 2°Ano de Jornalismo da UEPG - Ano 17, n°130 – Junho de 2009
Professores responsáveis: Marcelo Bronosky e Cíntia Xavier
Distribuição Gratuita
E-mail:
focalivre2009@yahoo.com.br
Fotos: Liandra Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário