27 de junho de 2009

Interpretação só é real se compartilhada



O filme 'Na Natureza Selvagem', dirigido por Sean Penn, é baseado no livro de mesmo nome, de Jon Krakauer. Christopher McCandless (Emile Hirsch) acaba de se formar na faculdade e, durante um almoço em família, no qual os pais oferecem um carro de presente pela sua conquista, ele percebe que as prioridades da sociedade em geral não se encaixa nos seus princípios.


Ele decide, então, abandonar tudo. Doa todo o seu dinheiro para uma instituição de caridade. Após algum tempo, seus pais vão procurá-lo e começam a ficar preocupados com o desaparecimento. Em cada cena percebe-se a liberdade conquistada por ele. São imagens de animais, florestas, plantações, icebergs e até mesmo as poucas imagens urbanas são vistas sob outra perspectiva.

Christopher sempre está seguro de si, além de não parecer ter necessidade de qualquer contato muito profundo com as pessoas. Por outro lado, seu espírito aventureiro põe sua vida em risco em cada situação que se envolve. Mesmo assim, a análise e a crítica que o personagem faz da sociedade de consumo é digna de reflexão.


É também interessante ver o amadurecimento de Christopher aos poucos, em cada ocasião e pessoa que ele conhece. Poucos entendem o que ele está fazendo, mas o respeitam. O final, entretanto, com a afirmação "Felicidade só é real quando compartilhada" é emocionante. O filme por vezes mostra-se lento nas cenas, o que pode ser uma estratégia do diretor para demonstrar do personagem que se encaixa perfeitamente na trilha sonora composta por Eddie Vedder, vocalista da banda Pearl Jam.

Leticia Scheifer

Serviço:

Na Natureza Selvagem (Into The Wild) – 2007, 148 min.

Disponível nas locadoras.

Diretor: Sean Penn

Elenco: Emile Hirsch, Kristen Stewart, William Hurt, Jena Malone, Vince Vaughn, Catherine Keener

Trilha Sonora: Eddie Vedder (Pearl Jam)

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=2LAuzT_x8Ek

Nenhum comentário:

Postar um comentário