23 de maio de 2009

Uma rádio diferente



A ‘Rádio Resistência’, produção dos estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, se tornou uma das atrações da ‘VI Semana de Integração da Resistência’ (Seintre). O evento, que neste ano aconteceu entre 18 e 22 de maio, é uma iniciativa dos próprios alunos, a partir do Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR), e a programação conta com palestras, oficinas e mostra de documentários. ‘A Rádio que você vê’, slogan do programa, é produzida ao vivo em frente ao Departamento de Comunicação, no pátio interno do Campus Central da UEPG.



O programa apresenta entrevistas, cardápio diário do Restaurante Universitário (RU), apresentações culturais, lembretes de eventos paralelos à ‘Semana de Integração’, horóscopo e música ambiente.

De acordo com a programação da Seintre, a ‘Rádio Resistência’ começa 12h00min. Mas o programa de quinta-feira, 21, atrasou o informe sobre o cardápio do RU. Um dos princípios básicos do Jornalismo é a informação como perecível, sendo o cardápio do RU descartável após o horário limite de consumo, 12:30 horas, quando encerra o acesso ao serviço.

Alguns problemas técnicos ainda marcam o projeto ‘Rádio Resistência’, como as microfonias, som da música ambiente alto demais ao ponto de atrapalhar os locutores, além da demora entre um quadro e outro. Os erros da própria equipe são os atrasos que acarretam na baixa participação de alunos de outros cursos e a fala rápida dos locutores também pode confundir o ouvinte.



Por outro lado, as entrevistas com os palestrantes do dia no quadro “Falando Sério” são pertinentes, pois retomam assuntos discutidos previamente, contextualizando ouvintes não-participantes dos debates. Assim, apesar das dificuldades, a iniciativa é uma boa idéia para praticar os conhecimentos de radiojornalismo e descontrair o público que circula ou se encontra no pátio interno do Campus Central da UEPG.


Jennifer Ann Thomas


Serviço:

Rádio Resistência

Data: entre 18 e 22 de Maio

Horário: 12h00min

Endereço: Universidade Estadual de Ponta Grossa, Campus Central, em frente ao Departamento de Comunicação.

Área de Abrangência: Campus central da UEPG

Fotos: divulgação

6 comentários:

  1. Não é por ser colega de equipe e blá blá blá, mas o texto ficou bom!

    ResponderExcluir
  2. O texto ficou legal mesmo. Os críticas são pertinentes e eu dizer que as microfonias, problemas técnicos são desculpas, é hipocresia.
    Só corrijo o slogan, o certo é "A Única Rádio que Você Vê".
    Pode parecer pouca a diferença, mas o "única" dá uma força maior para a expressão. Além de ser o correto. Assim como, nós deviamos ter passado o cardápio do RU no horário certo.
    Gostei dos comentários, mesmo. O
    brigado!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Hmmmm... quando eu estava escutando não captei o "única"... e faz diferença sim, foi falha minha.

    que bom que gostaram!

    ResponderExcluir