23 de maio de 2009

Um exercício da arte perdida

Com o advento de novas tecnologias, o exercício da profissão de repórter caiu no sedentarismo. Os jornalistas agora não precisam sair da redação para tudo, podem resolver a maior parte dos problemas de lá mesmo. Contudo, há ainda alguns profissionais dispostos a realizar grandes reportagens, a mergulhar no tema e buscar o máximo de informações possíveis.



Esse é o caso de ‘Em Domínio Russo’, livro de Diego Antonelli, resultado de um trabalho de conclusão de Curso de graduação em Jornalismo, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 2007. O autor descreve o que viu em visitas à Santa Cruz, Witmarsum e Mariental, comunidades localizadas nos Campos Gerais, formadas por grupos étnicos da colonização russa e alemã.

Antonelli apresenta as informações em uma narrativa leve e descontraída. A descrição de como entrou em uma igreja ortodoxa (o que é proibido para quem não é de tal religião) é feita de forma minuciosa, fazendo com que cada imagem apareça nítida na mente do leitor. A primeira experiência do autor com braska, bebida alcoólica russa, não comercializada e produzida numa fermentação de frutas como pêra e framboesa, é contada com humor, trazendo uma das principais características do autor: a comparação, presente em todo o livro.



Alguns erros de digitação ainda são vistos - sol a pico, no lugar de sol a pino, por exemplo. Porém, isso não tira o mérito do autor, que conseguiu trazer ao público ponta-grossense um mundo distante do que a maioria da população conhece, mas geograficamente muito próximo.


Gabriel Sartini


Serviço:

Em Domínio Russo – Diego Antonelli

84 páginas

À venda no SESC Ponta Grossa, a R$ 10,00

Foto Diego: Hugo Harada

Nenhum comentário:

Postar um comentário