
Oito alunas “encrenqueiras” e uma professora ‘zangada’ discutem sobre seus futuros. O palco da história é a sala de aula da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI), que funcionao Campus Centro da UEPG,
O curso se destaca por permitir que os alunos da ‘terceira idade’ participem não apenas atuando, mas também na elaboração do roteiro a ser interpretado. A linguagem simples dá um caráter autêntico à trama interpretada, motivo pelo qual os coordenadores renegaram Shakespeare e outros dramaturgos de discurso rebuscado.
Mesmo sendo o primeiro contato com o texto, as alunas demonstraram empenho e foram convincentes na representação dos papéis. Os jogos dramáticos, realizados dois meses antes do início dos ensaios para aprimorar a dicção e desenvoltura dos alunos, contribuíram para a naturalidade da cena.
Apesar das apresentações já agendadas, a única contribuição financeira vem da mensalidade paga pelas alunas. O dinheiro é utilizado para a produção de cenários e figurinos. O espetáculo será apresentado nos meses de outubro e novembro deste ano na mostra paralela do ‘Festival Nacional de Teatro Amador (FENATA), promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, na cidade.
Leticia Scheifer
Serviço:
Aulas de teatro da Universidade Aberta para Terceira Idade (UATI), no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Praça Santos Andrade, número 1, sala 101-B. Todas as terças e quintas-feiras, das 10 horas às 12 horas.
Valor da inscrição para o semestre: R$5,00.
Responsáveis: professor Nelson Silva Júnior e professora Rafaela Prestes
Telefone: (42) 3220-3000
Fotos: Giovana Celinski
Tive a oportunidade de assistir a uma peça delas. São impressionantes as atuações e o roteiro produzido por uma das alunas. Mostra o empenho e a superação de muitas que nunca haviam subido ao palco. Vale a pena conferir.
ResponderExcluir