30 de maio de 2009

Pensamos no leitor?



Qual é o intuito do blog de crítica de mídia produzido pelos alunos do 2º ano de Jornalismo da UEPG? Inicio esse texto desta forma tentando colocar-me no lugar dos leitores que procuram o Critica de Ponta. Devemos pensar sobre o que eles buscam encontrar aqui. Acredito que pretendem encontrar crítica de produtos que abrangem os Campos Gerais, principalmente que não encontrariam em outros lugares.

Digo isso por notar que está se tornando frequente (desculpe-me o gerundísmo), na editoria Projetor, críticas de produtos veiculados no país todo. Metade das dez postagens feitas até agora optaram por filmes que estão(avam) em cartaz no cine Multiplex Palladium de Ponta Grossa, como acontece nesta edição. Acredito que a programação do cinema do município interesse o leitor, mas criticas sobre esses filmes são encontradas com facilidade em outros meios.

Buscar alternativas como produções próprias da região, ou que são transmitidos em outros projetos, tal qual o “Tela Alternativa” no Cine Teatro Ópera, já abordado em outras edições do blog, são soluções para trazer a “novidade” para as críticas de cinema do Critica de Ponta. Não sei se por coincidência ou outro fator, mas os autores de edições passadas que optaram por essas produções citadas acima fizeram textos menos descritivos, já que tanto falamos da tentativa de fugir desse “mal”.

Em contrapartida, a editoria Vitrola merece respeito por apresentar pluralidade nas escolhas. Aqui já foram citados gêneros como choro, clássico, rock, música popular brasileira (MPB) e musical. E a característica continua nesta edição. A autora critica uma dupla da cidade que tem como gênero o sertanejo universitário.

Apesar de cometer um deslize no nome de uma das músicas que apresenta como uma das mais famosas da dupla ('Ursinho de dormir', o correto é ‘Ursinho de Pelúcia’) Thalita Milan faz uma boa crítica levantando pontos positivos e negativos. Ainda ressalta, sem pudores, sua comparação a favor da dupla com outros cantores no trecho: “Nas apresentações, Giba e Nando tocam músicas de outros cantores e também composições próprias, que, em termos de qualidade técnica, não ficam atrás de canções de duplas mais famosas.”

Cláudia Alenkire

2 comentários:

  1. Finalmente alguém falou sobre o excesso de filmes do Palladium, antecipou o que eu ia dizer num futuro Ombudsman. Até lembrar, que quando a gente criou o projeto do blog, a idéia era justamente explorar os espaços mais alternativos de cinema, deixando os filmes comerciais numa possivel falta de outros estilos. O Tela Alternativa, exibiu um filme muito bom na ultima terça que podia contribuir bem mais o que o filme criticado nessa edição do blog!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho "Projetor" a pior editoria. Muita descrição e pouca crítica. E eu implico com as críticas do Tela Alternativa. Vejam bem: quando criticam o Tela, colocam no serviço o horário duma sessão que já passou!! Não há nem uma notinha se existe o tal filme em DVD para compra/locação. Ao noticiar o Palladium, ao menos é possível ler a crítica e depois ver o filme. Ainda assim, já que buscam tanta inovação, pq não indicar filmes bons? Tipo... pensar numa temática e tals. Semana dos namorados tá chegando, indicar um filme (na TV ou em DVD) que pode ser propício para a data. Ou, quem sabe, pensar em ganchos. Pegar um assunto da mídia e buscar algum filme que mostre algum tema parecido.

    Enfim.... ;)

    p.s. criticar Foca, Semana da Resistência.... muito bairrismo, não?

    ResponderExcluir