5 de junho de 2009

A 'Causa Secreta'... sobre Sérgio Bianchi




Para fugir do esquema: descrição – opinião – crítica que, geralmente, é feito no blog ('Crítica de Ponta'), o assunto da semana é Sérgio Luís Bianchi, cineasta pontagrossense nascido em 1945. Formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Bianchi dirigiu vários filmes, a começar pelo longa de baixo-custo ‘Maldita Coincidência’, de 1979. A história do filme retrata o momento em que indivíduos de várias tribos (punks, artistas, homossexuais e hippies) dividem uma mesma moradia.

Bianchi dirigiu também ‘Mato Eles’, em 1982, filme que retrata os índios Xavantes, Xetás e Guaranis. Com a obra, o diretor venceu o Festival de Gramado e o Grande Prêmio do Festival de Cinema da Cidade do México, em 1985. Filmes como ‘Romance’ (1988), ‘A Causa Secreta’ (1994), ‘Cronicamente Inviável’ (1999), ‘Quanto vale ou é por quilo’? (2004) e ‘Os Incomodados que se mudem’ em 2008, foram os demais longas dirigidos pelo cineasta pontagrossense.

Títulos bem elaborados e uma acirrada crítica à sociedade de consumo, o diretor retrata em seus filmes a situação dos negros, das desigualdades e problemas sociais e até do modo de vida de alguns índios no país. Em 2006, Bianchi retornou à Ponta Grossa para uma mostra de seus filmes.

O leitor sabia disso? Bem, o objetivo deste texto, que não chega a ser uma crítica, é mostrar o talento de uma personalidade de Ponta Grossa que conseguiu criticar uma realidade que todos conhecem, mas a maioria finge que não vê.

Yana Fortuna

Crédito das fotos:

Sérgio Bianchi - www.mostrabianchi.zip.net

Filme Quanto vale ou é por quilo - http://www.museu.ufrgs.br

2 comentários:

  1. Pessoal sabe que ele fala mal da cidade e durante muuuuuitos anos não quis passar nem perto daqui?

    ResponderExcluir
  2. "O leitor sabia disso?"
    Sim.
    "Pessoal sabe que ele fala mal da cidade e durante muuuuuitos anos não quis passar nem perto daqui?"
    Sei que a humildade dele é comovente, mas sobre ele evitar PG fiquei sabendo agora.

    ResponderExcluir