30 de maio de 2009

Do papel às vozes (literárias) no palco


O concurso de ‘interpretação poética’ do 25° Jogos Estudantis Municipais de Ponta Grossa (JEM) levou mais de 200 pessoas na quinta-feira, dia 28/05/09, ao Centro de Cultura da cidade, que tem 176 lugares. No local, estavam familiares, professores e treinadores das mais de 25 crianças que se apresentaram. Além de outros (usuários ou frequentadores), que não necessariamente conheciam os intérpretes.



As apresentações (infantis) foram avaliadas por três jurados designados pela Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa (PR), e divididas por idade em três grupos: grupo um, composto por alunos nascidos em 1994 e 1995; grupo dois, crianças nascidas em 1996 e 1997 e grupo três, formado pelas pessoas que nasceram em 1998 e 1999. Os aspectos analisados nas apresentações foram a pronúncia, a interpretação dramática e a criatividade.

Foram interpretadas poesias de vários gêneros, como os infantis da pontagrossense Edi Tozetto, os poemas do gaúcho Mario Quintana e alguns sonetos de Vinícius de Morais. Henriqueta Lisboa e Florbela Espanca também foram lembradas. O melhor desempenho foi dos meninos, pois nenhum esqueceu a letra e todos se fizeram ouvir, desde o que interpretava gritando até o mais modesto (quase envergonhado).



Já algumas meninas erraram de palco e de noite pois, ao invés de interpretar uma poesia, dançaram. Até havia fundos musicais, porém o incrível é que, justamente, algumas garotas que entravam sem música dançavam e, com isso, o que era para ser interpretado acabava declamado de forma mecânica e sem nenhuma emoção. Porém, o que se viu na platéia não foram expressões de descontentamento ou reprovação e sim grandes gargalhadas de um público que se divertiu.


Mônica Bueno


Serviço:

Próximo concurso cultural do JEM 2009: Festival de Dança

Local: Cine-Teatro Ópera – Auditório A

Data e horários:

30/05: 15h Grupo I 16h Grupo II 17H Grupo III

31/05: 15h - Grupo IV16h Grupo V

Ingresso: Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário