1 de maio de 2009

Numa biblioteca não tão distante



Era uma vez um projeto de incentivo à leitura para crianças em uma biblioteca. As funcionárias realizavam uma contação de histórias com o objetivo de apresentar o mundo dos livros às crianças de um modo fantasioso. Essa história acontece na Biblioteca Municipal de Ponta Grossa toda quarta-feira à tarde e quinta-feira de manhã.



Nesse momento mágico as contadoras se transformam em fadas, palhaços e bruxas. E as crianças podem participar do teatro atuando como anões da Branca de Neve, os três porquinhos, ou até mesmo João e Maria.
A participação das crianças em muitos momentos é escassa. As professoras contadoras já chegaram a apresentar uma história para apenas quatro crianças. Porém algumas escolas costumam levar turmas inteiras. Para isso, é necessário o agendamento com a biblioteca, que pode chegar a executar o projeto em horários especiais.



Mesmo sem verba para a divulgação e fantasias, e com poucos espectadores o projeto persiste há quatro anos. É uma forma inovadora de incentivo à leitura, pois leva a criança para dentro da história, como um novo personagem. O mesmo conto transforma-se a cada nova apresentação.
FIM

Gisele Barão


Serviço:
Contação de histórias
Biblioteca Municipal de Ponta Grossa – Professor Bruno Enei
Praça João Pessoa, s/nº. Estação Saudade
Telefone: 3224-3867
Quarta-feira às 14:30
Quinta-feira às 09:30
Fotos: Letícia Scheifer


Nenhum comentário:

Postar um comentário