1 de maio de 2009

Do palco à tela... alternativa



O projeto Tela Alternativa iniciou a quarta fase do seu projeto no dia 28 de abril. Nesta etapa, o projeto apresenta filmes que foram adaptados de peças de teatro: 'Becket' (1964), no dia 5 de maio e 'Quem Tem Medo de Virginia Wolf?' (1967), vencedor de cinco prêmios Oscar e exibido no dia 28/04.



Muitos filmes adaptados de peças de teatro têm mudanças radicais em seus roteiros, principalmente na questão do número de ambientes. Essa mudança descaracteriza alguns roteiros. 'Quem Tem Medo de Virginia Wolf?' prima ao conservar a originalidade teatral. A maior parte da trama se desenrola em um único local: a casa do casal George e Martha, interpretada brilhantemente por Elizabeth Taylor.
Apenas quatro personagens participam ativamente do filme. A história mostra o primeiro encontro de dois casais num sábado à noite, no qual bebem muito e mentem a níveis patológicos. Um clima ébrio e falacioso dá atmosfera ao filme. São tantas histórias e versões delas que até o espectador não sabe quando os personagens estão falando a verdade ou apenas “jogando”, como fazem no filme.



No encontro há debates sobre interesses conjugais e profissionais e “vidas de fachada”. A verdadeira faceta humana aparece e as máscaras caem. Tudo em ritmo de “quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau”, parafraseada no filme. Para quem gosta de ação na tela, o filme é entediante, pois tem muitos diálogos pesados. 'Quem Tem Medo de Virginia Wolf?' é indicado para quem não tem medo de pensar, refletir, raciocinar.


Edgard Matsuki



Serviço:
'Quem Tem medo de Virginia Wolf?' (1967, 134 min.) e 'Becket' (1964, 150 mim.)
Quando: Dias 28/04 e 05/05 às 19:30h
Onde: Cine Teatro Ópera (Ponta Grossa-PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário