30 de maio de 2009

No jornalismo, para evitar erros, também se experimenta


O jornal laboratório do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Foca Livre, na segunda edição de 2009, aborda como tema problemas ambientais que poderão acontecer com a instalação de um novo aterro sanitário em Ponta Grossa, e dedica uma página inteira para assuntos como sites de relacionamento e crimes virtuais. Porém, não houve grande aprofundamento, além de erros estéticos e de texto. O impresso mensal é produção de alunos de Jornalismo da UEPG.



A matéria de capa diz respeito à implantação de novo aterro sanitário sem licença ambiental. Há pluralidade de fontes, ou seja, tanto os não interessados na implantação do projeto quanto os interessados são ouvidos. Dentro da matéria há um 'box' (quadro explicativo) com uma foto cuja legenda é “Catadores são induzidos por PGA(Ponta Grossa Ambiental) a apoiar aterro”. A palavra induzidos faz parecer que o jornal está contra a PGA, por não apresentar no corpo do texto indícios mais sólidos para comprovar a informação.

A página cinco (do jornal) fala sobre temas relacionados à Internet. Na matéria sobre popularidade das redes sociais, o repórter esclarece vários pontos importantes, mas no momento em que fala sobre pessoas serem demitidas pelo fato de empresas olharem os perfis dos funcionários, não há mais esclarecimentos sobre o assunto.



Esteticamente algumas páginas são cansativas para leitura, com muitos blocos de texto e poucas imagens.. As legendas das fotos são muito maiores do que as palavras dos textos e as caixas usadas em algumas matérias são escuras, dificultando a leitura.


Cristhiano Correia


Serviço:

Foca Livre

Ano 17, edição número 129

Maio de 2009

Essa edição ainda pode ser encontrada no Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa( UEPG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário