24 de abril de 2009

Você já reclamou hoje?


'Fala Cidadão' é um espaço criado em setembro de 2007 pelo 'Jornal da Manhã', de Ponta Grossa/PR, que tem como responsável o jornalista Alexandre Costa. Surgiu como vertente de um projeto de jornalismo público, que objetiva trazer ao debate questões como educação, saúde e a falta de infraestrutura nos bairros.



As reclamações chegam principalmente por e-mail e telefone e são publicadas de terça à sábado. A iniciativa, além de dar voz ao leitor, cobra do poder público resposta e solução aos problemas. Desta forma, o cidadão ajuda a pautar assuntos de interesse coletivo.

Embora haja cobrança imediata, não é feito acompanhamento do problema em longo prazo. Mesmo com a divulgação de resposta da prefeitura e suas ações, algumas reclamações não são solucionadas e voltam ao espaço, em poucas semanas ou meses. Ainda com o retorno, o jornal não destaca o assunto transformando em matéria.



Se o jornal desse mais atenção aos protestos recorrentes, com matéria aprofundada sobre o problema, as chances de o poder público responsável solucionar os casos seriam maiores. Quanto maior o espaço, mais visibilidade o leitor teria. Sendo assim, mais assuntos seriam pautados, o que convergeria em jornalismo público.


Letícia Scheifer



Serviço:

'Fala Cidadão' - Jornal da Manhã - R$1,75

Editoria 'Cotidiano', de terça à sábado.

Contato: 3220-6255 ou pelo e-mail falacidadao@jmnews.com.br

Site do jornal: www.jmnews.com.br

Fotos: Letícia Scheifer

Nenhum comentário:

Postar um comentário