24 de abril de 2009

Ópera incentiva cultura em PG




O Cine-Teatro Ópera é um dos principais pontos culturais de Ponta Grossa, que abriga projetos de incentivo ao cinema, poesia, música, teatro e dança. Foi construído em 1947 e inaugurado em 1950. Em 1997, o Ópera se tornou igreja evangélica, como outros pontos da cidade na época. Em 2002 iniciou-se a reforma do prédio, interrompida por dois acidentes. O primeiro, a queda de uma alça do prédio e o segundo, um incêndio no telhado, que atrasa em quase um ano a reinauguração do cine-teatro.



O prédio foi construído no estilo art-deco, movimento popular internacional de design dos anos 25 a 39 que engloba vários estilos (Eclectismo), entre eles Construtivismo, Modernismo, Art Noveau e outros.

Após a reforma, o espaço foi adequado para facilitar o acesso público, com estrutura para deficientes físicos, como elevadores e banheiros. Apesar de ter atrações culturais toda semana, faltam parcerias com universidades e escolas.

A vantagem do cine-teatro Ópera para a cultura local é, ainda, a existência de ótimas apresentações, algumas nacionais e, principalmente, com entrada franca, o que viabiliza o acesso da população às programações da cidade.



A falta de programação infantil, entretanto, é um problema presente. A grade de eventos é vasta, como os projetos Cine Arte e Tela Alternativa, festivais (música e teatro) e afins, porém apenas para adultos. A divulgação de alguns eventos também é precária, considerando-se um público sem hábitos de participação cultural. Para tanto, propagandas em folders, rádio, televisão e jornais são essenciais.


Beatriz Bidarra



Serviço:

Cine-Teatro Ópera

Rua Xv de novembro 452/468

Capacidade:

Auditório A: 698 lugares

Auditório B: 141 lugares

Auditório C: 98 lugares

Crédito das fotos: Giabrielle Amaral

2 comentários:

  1. Já que chegaram até a porta, poderiam mostrar algumas fotos de dentro do Ópera né!

    ResponderExcluir
  2. Pensamos nisso. Mas, o Ópera estava fechado todas as vezes que fomos. E como nós tínhamos um limite temporal não foi possível.

    ResponderExcluir