24 de abril de 2009

Beleza natural sem estrutura física



O Buraco do Padre se localiza no distrito de Itaiacoca, distante 26 km do centro de Ponta Grossa. O local é considerado uma furna, apesar da abertura em sua base. No interior há uma cascata formada pelo rio Quebra Perna. O nome da furna deve-se à tradição dos padres jesuítas de subir até o alto da cratera para orar e meditar.



O Buraco do Padre tem 43 m de altura e 30 de diâmetro. O platô é formado por um planalto arenítico, típico da região, e um riacho de águas puras, nas quais os visitantes podem relaxar. Para chegar à queda d’água, a atração principal, caminha-se 1 km do estacionamento até a furna por uma trilha de fácil acesso.

Os que decidirem conhecer o local, não devem se desanimar com as péssimas condições do caminho. O importante é ir preparado para enfrentar a estrada de terra e apostar na certeza de que será recompensado pela paisagem e a queda d'água. No final da tarde há um show das andorinhas que saem das pedras da cratera formando um espetáculo de sombras sobre as águas do riacho.



Apesar de a infraestrutura oferecer uma área para camping com dois sanitários, quiosques e pias, tudo se encontra em situação precária. A estrutura física do Buraco do Padre é um problema enfrentado pelos turistas, já que no local não existem guias e nem lanchonete. A pouca divulgação faz com que a frequência dos visitantes seja baixa.


Mônica Bueno




Serviço:

O acesso ao local se dá pela Rodovia do Talco. A partir do Campus Uvaranas da UEPG deve-se percorrer 16 km e virar à direita numa estrada não pavimentada. Após 6 km deve-se virar à esquerda para o acesso ao Buraco do Padre.

Entrada Franca
Telefone: (42) 3220-2677 (Águia Florestal)
Horário: 8h às 18:30

Site da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa: http://pg.pr.gov.br/bpadre

Fotos: Gisele Manjurma

Nenhum comentário:

Postar um comentário