26 de março de 2009

Caverna Olhos d’Água encanta visitantes aventureiros



Turismo Alternativo:


A região dos Campos Gerais possui muitos atrativos turísticos. Um deles é a Caverna Olhos d’Água que fica no distrito de Abapã, no município de Castro. São aproximadamente 48 km de distância do centro de Ponta Grossa até o local. O percurso de ônibus leva aproximadamente uma hora, numa estrada que mistura terra e asfalto. Não é possível chegar à entrada da Caverna com carro ou ônibus. É preciso descer antes e fazer uma caminhada de cinco minutos por uma trilha a céu aberto.




Quem vai à Caverna tem que estar disposto a se sujar, já que uma das entradas é um buraco estreito onde só é possível entrar rastejando. A formação, que possui 1.600 milhões de anos, tem no interior vários ‘salões’, câmaras, buracos estreitos e morcegos. A gruta tem altos e baixos, possibilitando em alguns momentos ficar em pé em salões com 10 metros de altura e apreciar a beleza da estrutura do espaço.

O Projeto Caverna existe desde 2003, e é coordenado pelo professor João Paulo Camargo, do curso técnico em Meio Ambiente mantido pelo Colégio Estadual Polivalente, de Ponta Grossa. Além de fazer um trabalho de educação ambiental nas escolas da Região, o projeto oferece um roteiro turístico-pedagógico para estudantes e interessados, já que não é recomendada a visita sem a presença de um guia. “Para 2009 pretendemos fazer todo levantamento técnico-científico da Caverna e normatizar a visitação com auxílio das escolas que a freqüentam”, afirma o professor Camargo.



Dicas – Recomenda-se o uso de um tênis resistente, roupas confortáveis e repelente. Levar roupa reserva e saco de lixo. São indispensáveis lanterna e capacete.


Gisele Barão



Serviço:

A Caverna está aberta para visitação diária. Acesso pela estrada PR 513.

Contato com o Projeto caverna para visitação com guia: http://site.pop.com.br/projetocaverna.utfpr – www.projetocaverna.blogspot.com

Fotos: Divulgação Projeto Caverna





5 comentários:

  1. Até você palmeirense, hahaha!

    Ainda tenho as fotos da saída de campo de geologia!

    ResponderExcluir
  2. Olá professor João Paulo...gostaria de agendar uma saída técnica com meus alunos para a Caverna...mas não tenho seu contato... por favor, me envie eiantas@yahoo.com.br
    grata! Elisangela

    ResponderExcluir
  3. Pode acabar no local ou proximidadeseja?

    ResponderExcluir
  4. Pode acabar no local ou proximidadeseja?

    ResponderExcluir