26 de março de 2009

‘Brasileiros’ cantam e contam memórias da MPB


Hitória na Música:


O Cine-Teatro Ópera de Ponta Grossa foi palco, na quarta-feira, dia 18/03, às 21 horas, da apresentação do espetáculo musical “Brasileiros cantam brasileiros”, realizado por cinco músicos de Porto Alegre, em homenagem aos grandes compositores brasileiros que marcaram a época de 1931 a 1981.

O auditório, com capacidade para 600 pessoas, lotou, não só pela entrada franca, mas também por ser uma fase da Música Popular Brasileira (MPB) muito comentada, mas que poucos podem afirmar que conhecem de fato.




O público, formado por diversas faixas etárias, se animava principalmente com as canções mais conhecidas, aquelas mais frequentemente veiculadas pela mídia.

As letras mais cantadas pela platéia foram Aquarela do Brasil (1939), de Ary Barroso, Foi um rio que passou em minha vida (1970), de Paulinho da Viola, e As rosas não falam (1976), de Cartola, os dois últimos compositores de escolas de samba Portela e Mangueira, respectivamente.

O diferencial do espetáculo é que, através de um telão, os espectadores puderam acompanhar os nomes das músicas, imagens de seus compositores e intérpretes e conhecer o momento musical (e histórico) que o País vivia, quando surgiram movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália.



Publicar postagem
Além disso, os músicos comentavam o cenário histórico de cada período, como por exemplo, o momento que o vocalista e violonista Felipe Chagas Tedesco subiu na cadeira para representar a ruptura causada pelo movimento tropicalista.


Nataniel Zanferrari

Serviço
Brasileiros Cantam Brasileiros
Local: Cine Teatro Ópera
Data: 18 de março de 2009
Fotos: Gisele Manjurma

Nenhum comentário:

Postar um comentário