(Des)Interesse:
Quem passou pela Biblioteca Municipal Bruno Enei, no Centro de Ponta Grossa, na última semana teve a oportunidade de ler poemas de grandes autores da poesia nacional, estadual e até mesmo da cidade. Apenas teve a oportunidade, porque o número de pessoas que prestigiou a Invasão Poética, evento que fez parte da Semana de Poesia de Ponta Grossa, ficou abaixo do esperado: das cerca de 250 pessoas que passam pelam pela Biblioteca a cada hora, apenas quatro paravam para ler as obras expostas no local.
Por quê? Basicamente os motivos são dois. O primeiro deles é a falta de divulgação por parte da Secretaria Municipal de Cultura de PG sobre os eventos que fizeram parte da Semana, principalmente a Invasão Poética. Para saber o que acontecia no evento, o interessado tinha a disposição apenas um pequeno papel no mural da Biblioteca.
Por outro lado, a população não pode reclamar que não teve informação alguma. E aqui está o segundo motivo. Quem tivesse o real interesse em ver e participar dos eventos da Semana poderia buscar como fonte o site da Prefeitura de Ponta Grossa, por exemplo. Até mesmo aqueles que notaram a presença de algo diferente na Biblioteca Municipal e, talvez, não encontraram tempo para ler as poesias presentes no 'varal' da Biblioteca.
Enquanto a maioria da população pontagrossensse não deu muita importância ao que acontecia na Invasão Poética, os alunos de algumas escolas municipais e estaduais (da cidade) aproveitaram para ter contato com as obras de poetas como Cecília Meirelles, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Pedro Bandeira e Ferreira Gullar. Uma iniciativa das secretarias de Educação e Cultura de Ponta Grossa que deve ser elogiada, já que os estudantes não só viram como também participaram da Semana de Poesia, através das declamações, contribuindo com a expressão oral das crianças e adolescentes que acompanharam o evento.
Serviço:
Atividade: 4ª Invasão Poética
Data:
Promoção: Secretarias Municipais de Cultura e Educação
Atividade inserida no projeto Poesia de Ponta
Locais: Biblioteca Municipal Bruno Enei, Escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), empresas do comércio e da indústria, espaços oficiais e alternativos, terminais de transporte coletivo
Horário: das 9:00 às 18:00
É contraditório afirmar que não há divulgação e não poder reclamar.
ResponderExcluirÉ preciso reclamar sim. Buscar o site da Prefeitura nem sempre é a melhor solução. É frequente encontrar a agenda cultural desatualizada. E quem não sabia da existência da Semana? É culpado?
Vele lembrar também que há muitas pessoas que não tem acesso a internet - portanto, são necessárias outras formas de divulgação: cartazes, aquelas propagandas em totens (que parecem lápides) fixas em vários locais como Terminal Central poderiam informar sobre o evento, mas atualmente dá espaço a mensagem de mais asfalto para a população...
Não entendi o serviço no final do post, se o evento já passou...