19 de maio de 2010

Um olhar artístico sobre a imigração ucraniana

A galeria de artes da PROEX (Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais), localizada no Centro de Ponta Grossa, recebe a exposição do artista plástico gaúcho Raurício Reis Barbosa, que esteve de passagem na cidade pela terceira vez divulgando seus trabalhos.
O artista expõe “Perfis Ucranianos”, que mostram, de forma singular, a passagem dos imigrantes ucranianos pelo Paraná. São 20 obras feitas a partir da técnica ‘crayon em papel mi-teint preto e pastel seco’, repletas de cores e contrastes, que oferecem uma interpretação agradável das pinturas. Elementos da natureza, como o sol e a lua, são explorados em alguns trabalhos, assim como uma forte expressão do rosto humano, característica marcante na maioria das “telas”.
Observa-se a influência do artesanato ucraniano “pêssankas” (ovos decorados) nos trabalhos de Raurício. O artista promove uma mistura harmoniosa entre elementos da tradição ucraniana e aspectos que remetem às regiões ocupadas pelos imigrantes no Paraná.
Entretanto, o que faz os trabalhos de Raurício serem reconhecidos como “peças” do mesmo artista são os traços e a pluralidade de cores utilizadas por ele. Sendo assim, se apresentados separadamente, as obras seriam facilmente identificadas pela autoria do artista por conta dessas particularidades expressas em cada obra. Os trabalhos de Raurício Barbosa entraram em exposição na PROEX no dia 15 de abril, e a Galeria de Artes cumpre com o objetivo de apresentar obras diferentes numa esfera de proliferação democrática da cultura.

Michelle Ferrari

Serviço:
Galeria de Artes – Localizada nas dependências do Prédio Histórico da PROEX
Responsável: Wilton Paz
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, 129 – Centro - 84010-680
Telefone: (42) 3223-4377/3225-2360
E-mail: proex@uepg.br
Exposição: “Perfis Ucranianos”
Artista plástico: Raurício Reis
Data: 15 de abril a 12 de maio

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de ir à exposição depois que li o texto da Michelle Ferrari. Pena que acabou...

    ResponderExcluir