24 de maio de 2010

Televisão com fins “educativos”

Em 1999, a Fundação Educacional de Ponta Grossa (FUNEPO) recebeu a concessão do Ministério das Comunicações para executar retransmissão de televisão com fins educativos. No ano seguinte, foi obtida uma concessão para geração própria de imagens com a mesma finalidade. Mas até que ponto a TV Educativa de Ponta Grossa cumpre seu papel?

Sabe-se que, em praticamente todo o país, as TVEs estão nas mãos dos gestores do Estado. Em Ponta Grossa, a Prefeitura Municipal indica os diretores do canal. Hoje o presidente é um empresário do ramo imobiliário, que até assumir tal função, não havia atuado em jornalismo. Em função disso, a emissora fica sob influência ideológica, o que se pode perceber em momentos de programas como o “JB urgente”. O programa é produzido por uma TV a cabo da cidade e apresentado por um político sem formação jornalística. Aí cabem duas questões: por que a TVE não produz? Por que o apresentador não é jornalista, mas sim um político aliado (e secretário municipal) do atual prefeito?
O “Jornal da Educativa” é produzido pela própria emissora e por jornalistas formados. Porém, em certos casos, as notícias não tem pluralidade, ou seja, apenas um lado da história é mostrado. O que também desperta dúvida de uma eventual influência ideológica.


Outro problema a se pensar é a quantidade de anúncios publicitários veiculados pelo canal. Uma emissora que recebe dinheiro público para funcionar, e tem, teoricamente, a meta de educar, não deveria manter intervalos comerciais que chegam, em certos momentos, ao tempo de cinco minutos. Porém, esse parece ser o rumo que as TVs públicas brasileiras estão tomando. Em junho próximo, toma posse o novo presidente da TV Cultura de São Paulo, que reconheceu, em matéria da “Folha Online”, não assistir ao canal, e que considera mítica a ideia almejada pela emissora, chamada de 'jornalismo público'.

Mozart Artmann

Serviço
TV Educativa de Ponta Grossa: Canal 58 (UHF) e canal 8 (cabo)
Telefones: 3901 7000 (geral) e 3901 7001 / 3901 7002 (jornalismo)
E-mail: jornalismo@tvepg.tv.br
Endereço: Rua Augusto Ribas, 722. CEP: 84.100-000
Programa JB Urgente: Quartas e quintas às 21h Jornal da Educativa: Segunda a sexta às 19h30min, sábado às 12h30min.
Entrevista de João Sayad (novo presidente da Cultura/ SP) à Folha Online: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u735512.shtml

Um comentário:

  1. "Hoje o presidente é um empresário do ramo imobiliário, que até assumir tal função, não havia atuado em jornalismo."

    Discordo neste ponto. O gestor de uma TV, ainda que seja de uma emissora que transmita mais conteúdos ditos jornalísticos, não precisa ser jornalista. Precisa ter formação para cuidar de uma TV, que abrange muito mais coisas. Não sei qual é a situação do presidente da TVE.

    São duas áreas muito específicas. Jornalista faz jornalismo. Fazer TV é outra coisa. Vide o atual presidente da Cultura, o Paulo Markun, que é jornalista. As coisas por lá eram melhores antes dele. Pra ficar num só ponto, foi na gestão dele que várias emissoras públicas se desfiliaram da Cultura e migraram pra TV Brasil (o que não significa avanço, diga-se de passagem).

    Em resumo, assim como ninguém que não seja jornalista é capaz de fazer bom jornalismo, TV, seja comercial, estatal ou pública (embora hoje se assemelhe muito à categoria anterior), não pode ser bem feita por quem não entenda de TV.

    ResponderExcluir