24 de maio de 2010

Casa da Memória passa pelo esquecimento

Saber o que ocorria no tempo Imperial ou no início do século XX é possível na cidade de Ponta Grossa. A Casa da Memória Paraná, inaugurada em 1995, guarda e conserva os mais variados documentos, como fotos, jornais, revistas, vinis e outros artigos da região dos Campos Gerais. Os objetos do local pertenciam à Biblioteca Municipal e à Prefeitura local. Outros artefatos foram doados por pessoas que colecionavam antiguidades.

A Casa traz a possibilidade de uma verdadeira viagem ao passado sem sair do lugar. Estudantes e pesquisadores encontram no local dados importantes e curiosos sobre a cidade no tempo da república das oligarquias, durante o governo de Getúlio Vargas, ou na época da Ditadura Militar, além de manter dados sobre fatos mais recentes. No entanto, faltam à Casa da Memória muitos artigos que poderiam ser doados por qualquer indivíduo da cidade.
O local onde se conserva documentos relevantes para toda a população pontagrossensse é uma casa antiga, sem muita estrutura. A parte superior do prédio não comporta o peso dos armários, deixando os artigos na parte de baixo. Outro problema enfrentado é o da invasão de cupins.
Os jornais e outros documentos deveriam ser escaneados para uma melhor manutenção dos objetos, já que eles sofrem com a degradação do tempo. Porém, não há scanners para tal processo e, com isso, muitos artigos importantes já foram perdidos. Além disso, os escassos (e velhos) computadores dificultam o trabalho dos três funcionários da entidade.


A Casa da Memória enfrenta, desta forma, o 'esquecimento', por parte da Prefeitura Municipal e também da população pontagrossensse, que não reconhecem a importância que o lugar tem à sociedade.


Rafaela Mendes Silva

Serviço
Casa da Memória Paraná
Endereço: Rua Benjamin Constant nº. 318
Telefone: 3901-1584.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 09 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário