18 de maio de 2010

Overdose de formato na grade televisiva local

A semana toda com propagandas de filme para o “Domingo Maior”. Via internet, esta sessão é colocada logo após o programa “Fantástico”. A Rede Paranaense de Comunicação (RPC/Esplanada) apenas retransmite a programação da TV Globo, com pequenas alterações, onde coloca programas próprios, basicamente os jornais com notícias locais. Na maioria dos casos, para colocar a programação própria, não é transmitido o padrão 'oficial' que TV’s com antena parabólica recebem. É assim com “Estrelas”, programa de variedades da emissora (Globo), que só passa em algumas cidades e em outras é substituído por programação local. Então, com propagandas do “Domingo Maior”, a pessoa sente o interesse para assistir e, surpresa, na TV local logo após o “Fantástico” não começa o filme. A vinheta que toca é da “Revista RPC”, um desses poucos programas próprios que passam. O filme anunciado começa posterior à grade nacional.
A crítica, assim, vem de dois aspectos. O primeiro no horário. Afinal, ao contrário de outras atrações que são substituídas, esta é apenas atrasada, confundindo o telespectador (paranaense) que desconhece a programação. Outra questão, mais essencial, vem do estilo do programa. “Revista RPC” é uma revista eletrônica, e seu horário de exibição é logo após a líder de audiência, também Revista Eletrônica, o “Fantástico”. A proposta dos dois programas é semelhante. Apesar do caráter com ênfase local, “Revista RPC” alocada neste horário na grade, se torna repetitiva. O público é prejudicado quanto ao horário dos filmes de “Domingo Maior” e tem overdose de formato. Além de pouca produção própria, a RPC usa um dos seus programas com potencial em sequência de outro consolidado, que segue a mesma linha.



Ana Carolina Miola



Serviço:
Revista RPC, domingo, às 23:45, Emissora RPCTV Paranaense, afiliada Rede Globo
http://www.rpctv.com.br/paranaense/revistarpc.phtml

Um comentário:

  1. Sobre o problema da confusão de horários no fim de noite de domingo, a culpa não é da RPCTV, mas da Rede Globo que em seu site não explica direito para os telespectadores como funcionam as exibições de alguns de seus programas. Custava colocar SEMPRE um aviso indicando que em algumas praças (relacionando-as) aquele programa não é exibido ou é mostrado com delay (atraso)?

    Eles também cometem equívocos no futebol. Geralmente deixam entendido que a partida narrada pelo Cléber Machado só passa em SP, e que as demais emissoras da rede vão todas com o Luís Roberto e o jogo do Rio. Isto sabendo-se que a divisão dos jogos é mais ou menos equilibrada, e que no caso do Brasileirão, sempre há um jogo adicional, regionalizado, que é transmitido em uma afiliada diferente de cada vez.

    Sobre a repetição de formatos, discordo. Primeiro, porque a grade da Globo não é flexível. Se a RPCTV coloca outro programa no horário, para onde vai a Revista? Derrubam outra atração nacional? Segundo, porque a Revista RPC não começa imediatamente após o Fantástico. Vem a série (agora SOS Emergência) e excepcionalmente neste período pré-Copa, o Passaporte África. Nos primeiros meses do ano tem o BBB. Dá mais de uma hora de intervalo, para o formato "descansar".

    ResponderExcluir