6 de abril de 2010

Nota de esclarecimento

Caros leitores do Blog Crítica de Ponta

Os estudantes do 2º ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que produzem o Crítica de Ponta, estão em 'choque' com os últimos acontecimentos, que envolvem o Blog.
A análise crítica do programa RP2, feita por um dos colegas, foi respondida de maneira surpreendentemente áspera, ofensiva e desnecessária. O apresentador do referido programa (que parece não gostar de críticas) não só feriu a honra do autor do texto e a de seus pais, mas também fez ameaças explícitas ao autor do texto. Estranhamente, logo o 'RP2', que é um programa marcado por denuncias de crimes..
Talvez ,agora seja o momento de denunciar ações que comprometem o exercício da liberdade de expressão. O que chama a atenção, no caso, é a indiferença – ou cumplicidade – da direção da TV VILA VELHA em permitir que atos agressivos sejam transmitidos pela referida emissora, que deveria operar como um serviço de comunicação com interesse público. As providências necessárias estão sendo tomadas.
Nossos sinceros agradecimentos àqueles que se solidarizaram com a proposta do Crítica de Ponta - que visa unicamente analisar, de modo crítico, serviços e produtos de mídia e cultura nos Campos Gerais - em particular com o colega autor do texto, em defesa do direito universal à expressão da informação e opinião. O reconhecimento (público) de que esta luta já não apenas dos estudantes de Jornalismo fortalece a proposta e a luta para que este País seja de fato democrático, e as produção de mídia seja marcada pelo respeito à ética, à cidadania e dignidade humana.

77 comentários:

  1. Excelente texto!
    O ataque não foi apenas ao Lucas, mas aos alunos de jornalismo da UEPG e, claro, jornalistas.

    Pra quem ainda não viu, a @rosana também fez um post sobre a tal "liberdade de expressão" http://noticias.r7.com/blogs/querido-leitor/2010/04/06/liberdade-de-expressao/

    e o video, deletado, pode ser baixado aqui:
    http://www.megaupload.com/?d=FM4XC4ER

    ResponderExcluir
  2. Com certeza foi um ataque gratuito a todos os jornalistas e estudantes de jornalismo da UEPG. Esperamos, sinceramente, que a TV Vila Velha se manifeste publicamente sobre o assunto. Bem como, todas as demais entidades citadas pelo "repórter policial".

    ResponderExcluir
  3. O tal apresentador TEM que ser processado por calúnia e ameaça de morte. Por favor, não deixem isso passar incólume - pois seria não só errado como perigoso para o aluno caluniado e ameaçado.

    Repercutam o que for acontecendo com este caso para que todos possamos estar de olho e dar visibilidade para o caso - não só por que é um assunto de interesse para todos os que dão valor à liberdade de expressão como também é uma forma de "proteger" o aluno ameaçado.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ohh pessoal, mais uma matéria sobre o caso:

    http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/04/06/imprensa34856.shtml

    ResponderExcluir
  6. Brilhante...

    Estamos esperando que as autoridades tomem as devidas providências: tirem esse "Zeca" do ar e tomem a concessão dessa emissora irresponsável.

    ResponderExcluir
  7. Comecei a ver o vídeo, sem imaginar que a coisa era tão grave.

    Apresentador e emissora irresponsáveis!

    O mais decepcionante é ver as pessoas ligando, indignadas, defendendo esse homem.

    ResponderExcluir
  8. Não sei se choro ou dou risada da cara deste tal de Zeca.
    Nunca vi um profissional cujo trabalho depende da liberdade de expressão se transmutar em um censor. Sou professor da área de comunicação, baixei o vídeo da trapalhada feita por ele ao ler a crítica e vou usar como exemplo a não ser seguido em minhas aulas. Abraços à todos e continuem com o blog, que é excelente.

    ResponderExcluir
  9. Solidariedade à causa... em tempos de liberdade de expressão sofrendo ameaças, a reação do apresentador foi desnecessária e completamente desmedida.
    Saudações,
    Madroxx, Curitiba

    ResponderExcluir
  10. Senhores, não sou aluno da Universidade e muito menos, sou morador do lindo Estado do Paraná; cheguei até este blog, por meio de uma amiga que estuda na Secal - no curso de Jornalismo. Moro na Capital Paulista e trabalho com comunicação social.

    Lamentavelmente, não sabia que existiam programas voltado para as massas, de tão baixo nível, como este RP2; com uma narração que mais parece um programa de receitas de fim de tarde, de um desses canais de rede aberta em decadência. E olha que temos de aguentar o senhor Datena, com seu discurso de classe média com soluções imediatas e belas.

    Este senhor que "apresenta" este "programa", cujo nome, lembra bem o logo-tipo de uma borracharia de bairro periférico, se mostra totalmente intimidado com uma crítica totalemnte sútil e inocente - visto que, esta, deveria ter "pego mais pesado" (quase mantendo o nível da conversa). É notável o quão efeminado e vitimista, este senhor é. Evoca o nome de toda a escória televiziva (tais o do Ratinho), como sendo estes, os "salvadores da sociedade da boa moral".
    Ora, vejam só o a "boa companhia" deste senhor!

    Logo pelo meio do vomitório de agressões sem nexo, o "apresentador" - que supostamente, faz jornalismo policial - começa a decair, e ao ouvir um toque de um telefone, atende uma telespectadora, que assume o papel inconsciente, de mãe. Nosso saudoso "apresentador" de televisão que, por incrível que pareça, pasmen, odeia seus colegas de trabalho - sim, porque ele se refere sempre aos jornalistas, como sendo uma espécie de pseudo-profissional da área de comunicação - logo começa a sua sessão de vitismo e discurso coitadista. Literalmente ele se aproveita da situação, para expor todos os seu problemas psicológicos que só dizem respeito a ele; isso só mostra o quanto esse programa, é sensacionalista e alienado.

    Bom, mas depois que saímos da ditadura e assumimos a libertinagem de vez, tudo pode ser dito na TV.

    ResponderExcluir
  11. A questão é que temos que parar de pensar num mundinho restrito e individual. O que foi feito mexe com um campo de tensão que é o jornalismo, mas o mais importante, como muitos já disseram, é que o fato atinge os estudantes, profissionais da área, mas também a sociedade que precisa de um fluxo informação credível e responsável não oferecido por programas como este de objeto da crítica.
    O repúdio para além das questões éticas, morais. Não podemos omitir opiniões, não devemos nos calar.

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Josué, sou estudante de Comunicação Social c/ ênfase em Publicidade e Propaganda.

    Caro Zeca.

    Repudio totalmente a forma em que transparece seu ódio ao futuro jornalista, que em seu direito de liberdade de expressão, teve por apenas uma crítica construtiva sua integridade moral totalmente violentada por sua transparente ignorância e fraqueza. Mas isso é bom que aconteça, sabe porque? Seus dias estão contados, essa nova geração veio pra jogar uma água nessa maquiagem toda, nessa falta de cultura e profissionalismo. Pessoas como você só fazem o Brasil regridir. Dá pra sentir pela voz de seus telespectadores nas quais te ligaram o quanto são ingênuos. Coitados! Vai saber se o filho de um deles está por aí matando aula e fumando maconha. Zeca, posso te afirmar que essa nova safra de estudantes, vulgo "maconheiros" vieram pra fazer desse lugar um país melhor, e como comunicador você deveria o primeiro a saber disso, não precisamos mais de pessoas como você, vulgo "zecas" ou "atrasos de vida".

    ResponderExcluir
  13. cara, a crítica que o blog fez foi até ingênua ...mas porra, o apresentador é um cafajeste. A Emissora tem que perder a licensa...ridículo.

    ResponderExcluir
  14. Repugnante a reação (e o programa) do cara. Prova cabal de que "experiência" e tempo de profissão não garantem nenhum resquício de superioridade ou qualidade naquilo que é produzido. Faço mestrado em Comunicação na UFBA, transmito meu apoio e solidariedade.

    ResponderExcluir
  15. Letícia, que postou o áudio, sugiro que você utilize o programa "format factory" para transformar o arquivo em mp3 e deixá-lo mais leve. 100MB de download é pesado para muita gente.

    - - - -

    O Zeca teve o direito de resposta dele. Mas a forma que ele se referia à crítica e aos alunos é um reflexo do próprio texto que ele julgou ofensivo.

    Em SP não tenho acesso ao programa, certamente houve exageros nas críticas sobre a produção. E programa policial tem um público homogêneo quanto a opinião destes programas, ou gosta ou não.

    Mas nada para uma pessoa pública nada pode ser levado para o lado pessoal. Infantil do apresentador as palavras jogadas ao Lucas e se apoiar sobre o público que assiste ao programa, são pessoas que logicamente estão a favor do apresentador. De valor nenhum tem as palavras das pessoas que ligaram, pois são imparciais e tem a única função de massagear o ego do Zeca e de si mesmos.

    A crítica, estou certo, de forma alguma tinha a intenção de chegar onde chegou e seria revisada e desenvolvida melhor se os alunos pudessem prever a dimenssão do caso.

    Espero que ambas as partes entrem em acordo e o jornalista, apesar de já saber apresentar um programa por 30 anos, aprenda a se comportar como tal.

    ResponderExcluir
  16. Esses programas que induzem as pessoas com apresentadores semi-analfabetos tem que sair fora do ar nota (0)zero para o Zé

    ResponderExcluir
  17. Aquele gordo inútil (o tal do zeca) é um doente mental e merece ser preso.

    ResponderExcluir
  18. quem sabe esse BABACA não noticie sua própria prisão, ao vivo.
    seria hilário.
    força, pessoal.
    abraços de minas gerais.

    ResponderExcluir
  19. [Silver] Sabe aquela velha máxima? ” É melhor rir pra não chorar”.

    Pois bem, mais valhe ela.

    Sou de São Paulo, não sou Jornalista, não sei escrever ou garimpar matérias e tão pouco consigo assistir os jornais diários, mas o pouco que consigo me deparo com umas "Palhaçadas" que me dão náusea e uma vergonha monstra ao ver alguns que, se julgam jornalistas fazendo umas "merdas publicadas" como esse tipo de programa.

    Até entendo que o que vende neste país é esse tipo de matéria mesmo, vejamos os programas de Teve aberta aos Domingos, o que passa?(Claro existem um ou outro que se salvam, mas...)

    Voltando ao nosso caro "Zeca", o camarada só deixou a critica feita por um dos colaboradores deste, certíssima, o "Zeca" assinou no ar a veracidade da critica.
    Poxa vida, até eu que tão pouco sei o que é esse mundo “Jornalístico” entendo o quanto as criticas devem ser consideradas e aceitas.
    Ah, não sei se essa idéia já foi proposta, mas o nosso querido “Zeca” poderia por no ar uma ameaça feita por um programa de Teve a um Jornalista, não? Afinal, ele tem que defender os seus colegas de profissão... rs.


    Um forte abraço a todos. (Menos ao "Zeca" valhamedeusenossasenhora...)

    ResponderExcluir
  20. Ainda bem que não ofendeu os advogados, pois irá precisar de um para lhe defender.

    auheuaheuahue

    ResponderExcluir
  21. Um lindo exemplo de como a profissão é tratada. Não duvidem que mais casos como este se repitam, minha gente.

    Falar pode, mas nunca mal. Taí um exemplo.

    (Cuidado aí, Kyene)

    ResponderExcluir
  22. Achei uma baita de uma hipocrisia oque voces fizeram. Conheço estudantes de jornalismo que fogem completamente da etica que vcs dizem estar defendendo. Oque voces estao fazendo pela cidade alem de criticar? o Zeca pode ter um 'jeitao' chulo, mas é muito util, pois esta mostrando os vagabundos criminosos que ameaçam o bem-estar da população. Quantos anos ele tem de trabalho? E voces? Se ele nao fosse competente, nao estaria lá. Nao creio que voces chegarão tao longe.

    ResponderExcluir
  23. Ola,

    Alunos de jornalismo, moro aqui em são paulo e chegou a meu conhecimento o acontecido. Não pude me conter e escrevi um artigo no blog da ONG que faço parte. Poderiam ler? Se tiverem como mandar para o apresentador eu adoraria que ele lesse.

    Abraços

    http://educacaocah.blogspot.com (7 de abril)

    ResponderExcluir
  24. O mais interessante é que me parece que é a primeira critica que o cara recebeu ,my god


    Putz ainda tem gente defendendo o troglodita , kkkkkk eu mereço...

    .Jê... Brasilia

    força e liberdade ...

    ResponderExcluir
  25. Devemos continuar a criticar esse tipo de atitude. Não podemos permitir que censurem nossas opiniões. Vivemos em um país livre e devemos fazer questão de reivindicar nossos direitos.

    Parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  26. Prezados, li agora na UOL/Folha sobre o caso. Me senti no dever de apoiar o estudante Lucas e a todos os estudantes de jornalismo da UEPG e de outras instituições. Situações como esta não podem acontecem.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Sou de Sorocaba, interior de São Paulo.
    Recém formada em jornalismo (uma profissão que não precisa de diploma para ser exercida pelos Zecas brasileiros) e não pude deixar de me indignar com tamanha palhaçada.

    Não sei o que foi pior, se saber da existência de tal programa ou de ter que ouvir todas as insanidades que esse homem diz, como se ele estivesse dizendo para mim.

    Pois eu digo aos Zecas brasileiros que os jornalistas (antigos, novos, futuros) estão muito interessados em falar com liberdade de expressão e tentar fazer uma comunicação com um mínimo de dignidade.

    O blog ideianaweb.blogspot.com apóia, incondicionalmente o Crítica de Ponta. Esse fato tem que ser divulgado amplamente! Esta não é uma luta de vocês, mas de todos que tem caráter e preocupação com o futuro da tv no Brasil.

    E por favor, nos mantenham informados dos próximos episódios.

    ResponderExcluir
  29. q cara babaca!!!
    o baixo nivel do programa estava estampado na cara dele!!!
    sou mais umem apoio ao Lucas!!

    ResponderExcluir
  30. ótimo texto, disse tudo. Falta de ética e respeito diante à cidadania são o que vemos nesses programas que desrespeitam os valores morais e a liberdade.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Além de críticas absolutamente agressivas, o apresentador do programa RP2, “Zeca”, deixa explícito com suas palavras o preconceito a pessoas sem poderes aquisitivos necessários para a contratação de uma TV a cabo (que é um luxo) e obtenção de um computador.
    Em meio a tantas palavras sujas e baixas, “Zeca” ofende as mulheres, e com uma mentalidade atrasadíssima, usa o termo “mãe-solteira” de modo pejorativo, a fim de atingir o aluno Lucas, e também a todas as mães que assim são.
    Quando mostra sua barriga, para mais uma vez aumentar o sensacionalismo de seu programa, diz que tem todas as cicatrizes pois “defendeu” a cidade de Ponta Grossa, como tem orgulho de contar, porém, depois de todo seu discurso patético, ele denegriu a imagem de sua cidade, assim como a de seu horrível programa “policial”, a própria , da universidade estadual e de todos os jornalistas do Brasil, por “não terem feito bost* nenhuma”, como faz questão de salientar em tom de voz alterado.

    Há PROVAS, INDGNAÇÕES, E VONTADE de diferentes grupos para terminar com esse indômito apresentador rude que não é digno de receber críticas. Estamos aí.

    ResponderExcluir
  33. Sou pontagrossense, atualmente moro em Curitiba, estudante de Comunicação Social - Rádio e Tv, estou indignado com os comentários feitos pelo Zeca em seu programa, mesmo já trabalhado com ele e conhecendo seu temperamento explosivo somente diante as câmeras, pois por baixo dessa máscara se esconde um homem bipolar, frágil, ex-viciado, complexado com as situações da vida, expondo uma Sindrome do Pânico, que só diz respeito à ele.
    Enfim, não estou aqui para defendê-lo e sim para colocá-lo no lugar de suas atrações, que é de despertar ódio e repúdio em quem os assiste.
    Espero que medidas judiciais e sociais sejam feitas contra este "apresentador" para que aprenda à medir as palavras pois a tv à cabo embora insignificante em Ponta Grossa, penetra em um classe média predominante na sem graça "mídia local", e por isso necessita de uma equipe devidamente graduada para que leve à comunicação a sério.
    Sugiro um curso superior em comunicação social a todos os funcionários, apresentadores e diretores dos meios de comunicação dessa cidade.
    Daonde já se viu, depor contra a própria profissão, insultando jornalistas e denegrindo a imagem daqueles que passam tanto tempo estudando para que a população seja "menos" burra e mais informada.
    Isso é sinal que ele não respeita seus telespectadores que devem estar acostumados com essa palhaçada que vai ao ar todos os dias, e nem respeita um diploma, por que ele não sabe o que é preciso para se ter um, por que ele nunca teve e provavelmente nunca terá.
    Que vergonha.

    ResponderExcluir
  34. Sou de Floripa, faço jornalismo na UFSC. Mil pessoas já devem ter deixado recados e comentários comovidos e coisa e tal, e esse é só mais um. Saudações jornalísticas, viva a liberdade de expressão, hasta luego!

    ResponderExcluir
  35. Sou de Goiânia/Goiás. Não sou jornalista e nunca assisti ao programa RP2. Independentemente de alguém gostar ou não deste programa, é inaceitável que alguém haja da forma como o suposto "jornalista" e apresentador Zeca. Este indivíduo deve ser preso, o programa retirado imediatamente do ar e a emissora devidamente punida. As ofensas deferidas por este "cidadão" não ofendem somente os estudantes da UEPG ou a classe dos jornalistas, ela ofende toda a população de bem que prima pelos seus direitos individuais de liberdade. Daria-me muito prazer ver a própria TV VILA VELHA exibindo a notícia da prisão do Zeca em seus próprios tele-jornais. Ao menos amenizaria minha revolta pelo acontecido...

    ResponderExcluir
  36. Processem!!! Ridiculo e inaceitável tal comportamento do "jornalista" que odeia jornalista! ¬¬

    ResponderExcluir
  37. http://tavernablog.blogspot.com/
    http://tavernablog.blogspot.com/
    http://tavernablog.blogspot.com/
    http://tavernablog.blogspot.com/
    http://tavernablog.blogspot.com/
    http://tavernablog.blogspot.com/

    zolinger@hotmail.com

    Equipe taverna blog solidária ao jovem amigo jornalista.

    ResponderExcluir
  38. Equipe tavernablog solidária ao jovem amigo jornalista.
    Não deixaremos você engolir um computador.

    Zolinger@hotmail.com nosso contato.

    http://tavernablog.blogspot.com/
    http://tavernablog.blogspot.com/
    http://tavernablog.blogspot.com/
    http://tavernablog.blogspot.com/
    http://tavernablog.blogspot.com/
    http://tavernablog.blogspot.com/


    Equipe tavernablog solidária ao jovem amigo jornalista.

    ResponderExcluir
  39. HÁ... Mas é burro esse Zeca. Foi dar atenção para um blog que era motivo de chacota pelos próprios alunos há uns meses, hahaha...

    Como diria o Rodolfo Abrantes um pouco antes de ficar velho demais pra essas tretinhas toscas: Olho o jornal, eu ouço rádio, eu só ouço bosta
    E na tv eu não gosto de nada que eu vejo!

    ¡Basta!
    ¡Sacate la mierda!

    ResponderExcluir
  40. Página inicial do portal BOL !!!
    Repercutiu a parada ein...

    http://www.bol.uol.com.br/

    http://videos.bol.uol.com.br/#view/apresentador-de-tv-ameaca-estudante-ao-vivo-no-parana-04021A3462E4C98326

    Olha o dano moral aííí genteee!!!

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde!

    Fui aluno de Jornalismo da Faculdade IBES de Blumenau e estou aqui apoiando os estudantes do 2º ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

    São dinossauros como o Sr. Zeca que denigrem nossa honrada profissão. Certas coisas só se criam em certos lugares, nesse caso na TV VILA VELHA, um critica (muito construtiva por sinal) deve ser recebida c/ bons olhos e se for o caso respondida c/ inteligencia, coisa que falta no apresentador do programa RP2.

    Ameaçar de forma criminosa como ele fez além de ser crime é covardia por causa da distancia. Sr. Zeca nem todos os estudantes de jornalistas são "crianças que se escondem atrás de um PC" como foi afirmado. Alguns podem ter o dobro do seu tamanho e responder sua ameaças com ações, meça suas palavras.

    O Sr. só "se cria" aí, aqui em Blumenau já tinha levado o que merece a muito tempo!

    Gurizada: força e honra! Vcs além de uma ética social que os defende tem o apoio de muitos colegas de profissão!

    Abraços
    Béio Cardoso
    Publicitário e Jornalista
    http://praladetrinta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  42. SIm, o que mais me impressionou foi que a direção da Tv permitiu uma coisa dessas!! Alguém sabe informar se o progama foi suspenso?

    ResponderExcluir
  43. que gordo mala hein
    http://www.youtube.com/watch?v=PQiRySdBAG4

    ResponderExcluir
  44. Esse cara não deve ter mãe, deve ter entrado na cota de defientes mentais que a emissora tem que contratar por lei!

    ResponderExcluir
  45. Já passou da hora desse velho ir jogar bingo!!!

    Afinal, ele gosta de crimes né!

    Parabéns Lucas!

    Galera da UEPG: saudade de vocês.

    Precisando, é só chamar!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  46. vamos ver se ele mete o pau na globo tb!!

    http://colunas.epoca.globo.com/bombounaweb/2010/04/06/apresentador-ameaca-ao-vivo-universitario-que-o-criticou/

    ResponderExcluir
  47. É uma pena, que alguém como o "senhor Zeca" não tenha tido SABEDORIA em receber as críticas dos alunos do 2o. ano de jornalismos da UEPG. Em especial a do Lucas! Alguém já acessou o endereço: www.myspace.com/deumfilhodeumcego? Acessem e vejam o nível de carater e a vida que o Lucas tem, pra ser tratado dessa forma!!!! O Nobu é 10!!!!

    ResponderExcluir
  48. Boa noite. Moro em Florianópolis, SC e vi a notícia na Folha de São Paulo, agora, sobre esse inergúmeno apresentador desequlibrado, mas a serviço permanente da linha facista e ditatorial desses programas de quinta categoria.
    Voces devem tomar uma atitude jurídica exemplar em relação a esse canalha. Parabéns pelo belo exemplo que voces estudantes continuam dando, para preservar esse país, chamado Brasil, que um dia, talvez se torne uma nação. Grande abraço, Luiz

    ResponderExcluir
  49. Faço minhas as palavras de Lucas, na crítica ao programa RP2.
    O dito apresentador faz críticas ferrenhas a profissão de jornalista, porém, o que ele acha que está fazendo naquele programinha? Acredito eu que ele está tentando ser jornalista né? O mais engraçado é ele fazer críticas a erros de português do aluno, dizendo que ele não teve aula de português... ha ha ha, provavelmente ele não conhece a grade do curso. Parabéns Lucas por expressar uma crítica extremamente plausível e colocar em pauta a visão de MUITOS telespectadores pontagrossenses. Marcia Alves -estudante de Geografia da UEPG

    ResponderExcluir
  50. Marcado por crimes e por um SENSALIONALISMO baixooo!!! O cara só quis se aparecer...mas vocês estão certinhos, não pode ficar assim mesmo não! É esse tipo de "jornalista" que acaba com a reputação dos jornalistas sérios....foi por causa de profissionais assim, que perdemos o direito ao nosso diploma, e que muitas vezes não temos credibilidade perante o nosso público! É uma infelicidade....

    ResponderExcluir
  51. voces deveriam se unir ao curso de direito da respectiva universidade e tomar as medidas cabíveis.
    este apresentador pode ser processado por injuria, difamação, crime de ameaça e por danos morais.
    nao se escodam. representem contra ele perante o ministerio publico

    ResponderExcluir
  52. Se este cara não for processado, perder o programa, muita grana, a moral que não tem, o respeito da familia eu quero ser um cachorro

    ResponderExcluir
  53. Sou estudande de publicidade, primeiro semestre, com orgulho dividimos a sala com os companheiros de jornalismo.

    O tal de "Zeca", chamou todos estudantes de jornalismo de maconheiros, chamou a mãe do cara de adúltera, o pai de corno, ofendeu a honra de todos os jornalista e nem sei mais oque. Acho que é inadimissível que um calhora deste consiga se manter no ar, não importa o mais furrepa que seja a tv que o emprega.

    Ontem foi o DIA DO JORNALISTA, que bela imagem sabermos que existe um trolha desses que se intitula comunicador.

    APOIO TOTAL AO LUKAS E SUA FAMILIA, QUE FORAM DENEGRIDOS POR ESSE FARRAPO DO "ZECA".

    ResponderExcluir
  54. Gostaria de prestar minha solidariedade aos estudantes e jornalistas atacados pelo apresentador do programa RP2.
    Além disso, estou levando os fatos (inclusive o link com video do programa RP2) ao conhecimento de colegas e também encaminhando aos jornais goianos e também a Assembléia Legislativa de Goiás, para que as autoridades saibam que absurdos ainda acontecem no Brasil em relação a liberdade de expressão.
    Esse senhor "Zeca" se mostrou um péssimo exemplo de cidadão brasileiro.
    Lamentável!

    ResponderExcluir
  55. Parabéns aos alunos. Sou professora de ética jornalística da Unigran, Dourados/MS, e como vcs, também fazemos trabalhos de crítica de mídia. Acredito que este é realmente nosso papel na construção de um jornalismo mais ético e coerente com o interesse público. Não se sintam acuados. Precisamos fazer valer o que a palavra "jornalista" representa.

    ResponderExcluir
  56. Quando vi o nome do video não pensei que fosse ver algo tão .. mais tão ridículo ... moro no Rio de Janeiro e estudo Direito na UFRJ, se este caso passar por baixo dos panos, ficarei muito desapontado com a justiça desse país.

    Vitor.

    ResponderExcluir
  57. Aproveitem o momento e façam mais artigos sobre o ocorrido, o que está acontecendo, etc. O blog tá cheio de visitas querendo saber mais sobre o assunto! =D Abs

    ResponderExcluir
  58. Lamentavel... pelo amor de Deus.. tirem esse gordo, recalcado e frustado do ar. Deixar esse apresentador no ar é como deixar uma arma carregado para um louco...

    ResponderExcluir
  59. Assistir o João Gordo, a MTV c akele casal q soh fala palavrões e etc p vcs eh legal neh? Mas o programa do Zeca naum presta?
    Que tipo de jornalistas a UEPG está formando?
    Aposto q vcs assistem novelas e séries globais. Vão ao cinema assistir Avatar e quem sabe, Xuxa e o mistério de Feiurinha.
    Vc estão sendo ensinados a fazer programas como os da Globo, para manipular pessoas, programas mascarados, notícias bem bonitinhas, que escondem a verdadeira cara do nosso Brasil, taum "certinho e lindo".
    O cara teve que criar um programa que sonhou sozinho, ele teve CORAGEM para criar, vcs criticam. Criticam pq têm tempo.Criticam porque não tiveram a coragem de ir ateh aquela tv, procurar pelo Zeca e dar um toques, ajudar, dizer na boa o que estava errado. Se vcs prestassem mesmo como jornalistas, como pessoas, como seres humanos, teriam se organizado e oferecido ajuda a ele. Teriam ajudado nossa cidade e as pessoas que assistem akele programa. Eu estou entre os telespectadores do Zeca. Eu o admiro, conheço suas limitações e continuo admirando. Quero sim saber o q acontece na nossa cidade. Naum quero saber sobre as viagens de pessoas de nossa "sociedade" ou de assistir o programa daquele moço q colocou um cartaz enorme na porta do Palladium, se dizendo "afiado", afiado aonde? ele eh um puxa-saco sem personalidade nenhuma. Porque vcs naum falaram sobre a insignificância desse tipo de programa? Eu sei. Esse mocinho eh envolvido c pessoas grandes e vcs tiveram mêdo neh? Porque não falaram dos programas frívolos do Léo? Porque ele eh dono de uma emissora que, quem sabe vcs terão q procurar emprego lah neh?
    Vcs são novos, um dia aprendem que ajudar eh mais importante que criticar. E um dia vão sentir na pele o que estão fazendo com o Zeca e com a equipe dele, que dependem dele p sobreviver.
    Quanto à moral dele, "QUEM NÃO TIVER PECADOS, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA..."

    ResponderExcluir
  60. Ah...mais uma coisa. Eu tenho 3 filhas, uma de 27 anos, uma de 18 anos e uma de 12 anos. Assisto o programa do Zeca, nenhuma delas bebe, fuma, ou usa drogas. Quem postou sobre os filhos dos admiradores do programa venha na minha casa e eu t mostro o q eh uma família feliz, bem informada e inteligente. O Zeca não tem telespectadores ingênuos não como os da Globo, nós somos inteligentes e nossos filhos são ensinados a elogiar e ajudar. Quanto ao Zeca ele tem mãe sim, inclusive eh professora. Uma família muito digna.

    ResponderExcluir
  61. Os coordenadores do blog o a direção da universidade têm a obrigação de levar esse caso à polícia. O apresentador ameaça o aluno no ar. Vai além do exercício acadêmico.

    ResponderExcluir
  62. Lembrando que...

    O Zeca foi muito infeliz em sua demonstração pública de ignorância e intolerância. Deveria ser melhor instruído pelos seus produtores para não ter cometido tamanha tolice, e evitaria um fim muito pior do que o que pode estar por vir.

    Isto porque não só pôs fim à sua carreira e comprometeu sua reputação em escala nacional, mas porque, conforme é notório, em seu programa o mesmo quando da prisão de meliantes e delinqüentes, costumava da mesma forma com que atacou acadêmico Lucas ofender e fazer troça com os presos, com essa sutileza de rinoceronte que lhe é peculiar, certamente convencido de que, por estar envolvido no cenário policial, o braço da lei jamais poderia alcançá-lo.

    Ocorre agora que o Ministério Público certamente oferecerá denúncia contra o Zeca pelos crimes de injuria, ameaça e difamação, e diante da iminente condenação, o Zeca estará em pé de igualdade com os criminosos que costumava troçar, humilhar e chacotar se utilizando da concessão pública de teledifusão: no banco dos réus.

    E já imaginou o Zeca, depois de tudo o que ele fez por centenas de marginais que tanto lhe adoram, e que lhe guardam profundos sentimentos, preso na mesma cadeia?

    Além de perder o emprego, agora o ignóbil corre também o risco de, se porventura preso pelo crime de injúria, perder a própria vida pela mão daqueles que um dia, em sua peculiar bruteza, caçôou e humilhou diante de sua câmera, para toda uma população sedenta de desgraças diárias.

    É triste, mas sua própria vaidade e arrogância o condenou. A lei não deverá ter piedade. A tirania deve ser combatida.

    Aqui se faz, aqui se paga. É irônico que o Zeca possa no fim de tudo acabar como as mesmas pessoas que sempre costumou filmar e escrachar em público: na cadeia. E lá, senão pior, linchado.

    E diga-se, pessoas estas que, no fim das contas, tinham sua imagem e intimidade tomadas para que este apresentador ganhasse o pão de cada dia.

    É irônico, mas é também triste.

    ResponderExcluir
  63. o país todo está de olho em vocês por conta do caso com o RP2

    revisem bem os textos antes de postar para não ficar feio

    ResponderExcluir
  64. o SOL
    pega essa..
    (Aposto q vcs assistem novelas e séries globais. Vão ao cinema assistir Avatar e quem sabe, Xuxa e o mistério de Feiurinha.)

    primeiramente, não compare a TV com o Cinema, serio, é no minimo ridiculo.

    (Vc estão sendo ensinados a fazer programas como os da Globo, para manipular pessoas, programas mascarados, notícias bem bonitinhas, que escondem a verdadeira cara do nosso Brasil, taum "certinho e lindo".)

    Pode ter certeza que 90% das pessoas que estão criticando o apresentador, não leva sua vida com a alienação da GLOBO e afins..

    (O cara teve que criar um programa que sonhou sozinho, ele teve CORAGEM para criar, vcs criticam.)

    Alborgueti é mito, sem mais!

    (Criticam pq têm tempo.Criticam porque não tiveram a coragem de ir ateh aquela tv, procurar pelo Zeca e dar um toques, ajudar, dizer na boa o que estava errado. )
    Tempo..
    eu to trabalhando nesse momento, as 00.30
    saio daqui do serviço as 6 da manha e em seguida vou pra faculdade.
    Isso se encaixa nas pessoas ai que tem tempo? oO'

    (Se vcs prestassem mesmo como jornalistas, como pessoas, como seres humanos, teriam se organizado e oferecido ajuda a ele.)

    Que ajuda o que, quem planta bosta colher merda...rs.

    (Vcs são novos, um dia aprendem que ajudar eh mais importante que criticar. E um dia vão sentir na pele o que estão fazendo com o Zeca e com a equipe dele, que dependem dele p sobreviver.
    Quanto à moral dele, "QUEM NÃO TIVER PECADOS, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA...")

    Sentir na pele o nós estamos fazendo com o zeca..
    Fiquei até emocionado com isso...oww dó.

    Quem nao tiver pecados que atire a primeira pedra..

    Quem aceita isso que ele fez como uma coisa normal é que deveria leva uma pedrada bem na fonte pra ver se acorda.



    Não consigo me expressar por txt, é muita revolta para por em uma caixa de dialogo, tanto do apresentador, como dos "defensores" do vulgo "policial".
    Desculpem pelos erros gramaticas e se não gosto FODA-SE

    Aqui é a cONe!

    ResponderExcluir
  65. deixei uma resposta a este retardado aí e não consegui postar.
    Porque????????????????????????

    ResponderExcluir
  66. É uma situação absurda. Não consegui ler o texto, foi retirado do blog? Independente disso, nem preciso ler para achar a resposta do apresentador sem senso nenhum de nada. Acredito que se ele se sentiu ofendido deveria sim usar o espaço que tem para defender a ele e seu programa, afinal ele deve acreditar no que faz. No entanto, a maneira usada é lamentável! A linguagem, os termos...tudo! Nunca assisti ao programa, até porque em Curitiba não passa, mas com esse apresentador eu já consigo desenhar a forma exata que deve ser utilizada. Defendo o direito de resposta, mas ainda acredito na inteligência das pessoas. Aproveitei e dei uma olhada no blog de vcs, excelente! Parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
  67. Li o post do Lucas e vi nele uma crítica de um estudante de comunicação que sabe o que está escrevendo. Fiz questão de buscar por vídeos do RP2 e tudo o que eu li estava presente.
    Se o Zeca não tem condições psicológicas para receber críticas, que procure uma outra profissão onde não tenha que expor sua imagem e, consequentemente, colocar sua cara a tapa.
    Críticas são bem vindas e devem ser utilizadas por quem as recebe para melhorar. Mesmo que o estudante Lucas não tivesse razão naquilo que escreveu (o que não é verdade. Ele fez uma bela análise), cabia ao Zeca e sua equipe ponderarem e receberem a crítica como homens, não como criminosos.
    Devolver o que o Lucas escreveu com injúrias, difamações e ameaças demonstra o baixo nível do apresentador e do programa - afnal, tais ações ocorreram no programa. Triste também foi ver Zeca falando mal dos jornalistas. Qual é o papel dele no programa? Apresentar notícias feita por jornalistas - tendo eles ou não seus diplomas. Ele cuspiu no prato que come e, mais uma vez, demosntrou um desequilíbrio e um desrespeito aos profissionais de comunicação.

    Conheci o blog por conta de toda a repercussão do caso. Sou bancária e estudante de jornalismo, mas não é por isso que estou aqui tomando o partido do Lucas. Tomaria partido em qualquer situação que uma pessoa fosse agredida e, mais ainda, ameaçada.
    Espero que vocês nos deem notícia de como o caso está sendo levado, busquem direito de reposta e processem esse criminoso ( para quem ainda não sabe, Zeca cometou crimes nessa resposta absurda que ele deu às críticas do blog - difamação, injúria, ameaças ).

    ResponderExcluir
  68. Acho que tem alguem q vai virar cachorro...rsrsrsrsrsrs...
    O Zeca vai volta. Mas ele tah analisando umas propostas para tv aberta, Afinal, toda essa propaganda foi boa p o marketing dele.
    Ah...ele é APRESENTADOR, não precisa ser jornalista.
    Ao Lucas, espero sinceramente que você seja um grande jornalista, e me desculpe se em algum momento o ofendi. Fik c Deus. Minha ultima postagem.

    ResponderExcluir
  69. Caro colega jornalista, recebi um email (http://knightcenter.utexas.edu/blog/?q=es/node/6878) informativo do Knight Center of Journalism e entre as notícias estava esse lamentável e vergonhoso caso de ameaça. Deixo aqui minha indignação com esse apresentador e sua equipe e a direção do canal que permitiu a veiculação desse lixo de programa. Uma atitude descontrolada, sem ética, sem profissionalismo e sem compormisso com os lares de quem assiste é em especial uma afronta a liberdade de imprensa e de pensamento. É direito do apresentador defender seu programa, mas que defenda com profissionalismo e respeito a opinião. Esse apresentador talvez não alcançou o conhecimento de história necessário para entender quais foram as duras penas da luta pela liberdade de imprensa. Será que ele sabe o que significou a morte de Vladmir Herzog nos porões do DOI-CODI? Acredito que não. Se soubesse certamente iria se defender das críticas ao programa porém dentro dos limites da liberdade, do respeito e da legalidade. Abraço aos estudantes de jornalismo do 2º período cultivem o pensamento crítico visando construir e se diferenciar desses "profissionais" desqualificados perdem uma valiosa oportunidade de controbuir para a melhoria desse país a cada momendo que estão diante das câmeras.

    ResponderExcluir
  70. Lamentável a atitude do apresentador. Que os rigores da lei pesem sobre este cidadão e, com mais força, sobre a empresa que abriga tais desserviços à coletividade.
    Total solidariedade aos colegas - professores, alunos e profissionais da imprensa.

    ResponderExcluir
  71. Não é lamentável merda nenhuma e o apresentador do programa está certo .

    ResponderExcluir