A primeira edição de 2010 do Jornal laboratório impresso do curso de Jornalismo da UEPG, o Foca Livre, já está disponível à comunidade. Repaginado, tanto visual quanto editorialmente, este ano a proposta é fazer uma cobertura ampla dos fatos que envolvem a cidade, e não restrito apenas aos que se passam dentro da Universidade. Por ser um jornal laboratório, o fator experimental compõe a dinâmica de trabalho. E, por seu caráter mensal, o periódico busca trabalhar com maior profundidade os assuntos pautados.
O principal destaque de um jornal é a sua capa. Questiona-se nesta primeira edição o espaço ocupado pela fotografia principal na primeira página. Até mesmo o título da matéria fica em segundo plano. Isso ocorre porque a foto ocupa mais de 1/3 da primeira página. Outro ponto levantado é o demasiado uso da centralização no decorrer do jornal. Na editoria especial, o fator “cor” poderia ter sido explorado com maior profundidade. As charges trazem leveza à editoria, mas há uma massiva construção em blocos de textos, que por vezes levam o leitor a pensar que tudo não passa de uma ‘coisa só’.
Em destaque positivo estão as informações de interesse público transmitidas pelo jornal, como nas matérias “Atendimento odontológico de graça” e “Feira Verde incentiva melhorias na cidade”. Através de abordagens simples, os textos informam ações sociais importantes que ocorrem
Giancarlo Biagini
Serviço
Foca Livre – Jornal laboratório dos alunos do 2º ano de Jornalismo da UEPG – Ano 18, nº 136 – Abril de 2010. Distribuição Gratuita.
Professores responsáveis: Paula Melani Rocha e Carlos Alberto de Souza.
E-mail: focalivre2010@gmail.com
Fotos: Giancarlo Biagini
Nenhum comentário:
Postar um comentário