17 de abril de 2010

Castro Revista (de publicidade?)

O Jornal da Manhã, de Ponta Grossa, lançou no último dia 14 um especial chamado “Castro Revista”, que circulará quinzenalmente às quartas-feiras. A primeira edição tem 20 páginas, todas coloridas, com nove matérias e um ensaio fotográfico. Já na capa pode-se ter a impressão de que o caderno tem uma linha editorial um tanto quanto publicitária, já que as manchetes anunciam o dono de uma gráfica e o dono de uma rede de calçados falando sobre essas.

Ao ler as duas matérias tal impressão pode ser confirmada. A primeira ainda passa uma abordagem com foco artístico e biográfico, falando da paixão de um empresário local pela fotografia, a partir da história e atividade profissional. Porém, a matéria descreve e conta a história da referida empresa (gráfica), fazendo uma propaganda sutil. Por outro lado, a entrevista com o proprietário de uma rede de calçados o faz parecer um homem bem sucedido e dono de uma loja “sensacional”, por meio de frases como “e a tática deu certo”, “qual o segredo pro sucesso?” e “só a experiência pra dizer o que vende ou não”... de autoria do próprio entrevistado (e escolhidas pela edição).

As matérias sobre veículos (automotores) seguem o mesmo padrão das que já são publicadas no Jornal da Manhã. Duas foram colocadas na 'revista', mas nenhuma fala sobre a cidade de Castro. Tais matérias apresentam um foco publicitário, e se limitam a descrever o veículo e a falar das vendas da empresa. Outra matéria que não traz pouca informação sobre o município (Castro) é sobre a gripe A (H1N1), em que uma especialista fala sobre a doença e a vacina. Neste caso, poderia entrar em outra editoria!


Todavia, o caderno possui um aspecto que mostra a cultura, a arte, o turismo e incentiva o debate público na cidade de Castro. É esta a linha editorial que se espera de uma 'revista' que faz parte de um jornal tradicional dos Campos Gerais.

Mozart Artmann

Serviço:
Castro Revista.
Edição de 14 de abril de 2010.
Circulação: Quinzenal, às quartas-feiras junto com o Jornal da Manhã.
Preço (do jornal): R$ 1,75
Circulação em Ponta Grossa e região.
Fotos: Mozart Artmann





Nenhum comentário:

Postar um comentário