21 de novembro de 2009

Um estímulo aos futuros jornalistas


Crônicas. É o nome do livro dos alunos da 3ª turma do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, desenvolvido no ano de 1988/1989. Um livro cheio de histórias contadas pelos acadêmicos, com a orientação do Professor Laertes Larocca, que foca nas impressões do que acontece no cotidiano.


Uma iniciativa do Professor Laertes que, na época, usava tais textos/crônicas para “ativar” a percepção dos alunos. As crônicas realizadas no livro descrevem o que os alunos sentiam, suas experiências dentro e fora de sala de aula.

Na abertura do livro, Laertes deixa claro que os textos são de alunos que iniciam sua prática em escrever e evidentemente encontram-se algumas falhas. Algumas crônicas chamam a atenção como a “Noite de Natal”, de Edson Ezair Pontes, que descreve um menino de rua que observava pelas janelas de casas famílias trocando presentes e a mesas de doces, mas que passaria mais um dia de fome e frio como nos outros.

Outra Crônica, “O dia em que almocei com Chico Buarque”, de Rosemeri Pires Mazzardo, que conta que esbarrou em um homem e levou um susto enquanto se escondia do mau tempo em uma loja, desmaia e quando acorda está no hospital com Chico Buarque e almoça com ele. Porém, tudo não se passava de um sonho.


Vale ressaltar a percepção dos alunos quanto às experiências do dia-a-dia com seu ótimo vocabulário diferenciado e modo de escrever as crônicas, descrevendo a cada detalhe do fato.

O livro tem 20 crônicas escritas pelos alunos. Uma oportuna iniciativa do Professor Laertes Larocca que contribui na formação dos futuros jornalistas a perceber o que acontece no cotidiano, sem contar a força de vontade naquela época dos alunos em participar do projeto.

Thiago Copla


Serviços:

Edição revisado pelos alunos do 5ª período de Jornalismo / 1989

Realizado em Parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa

Nome: Crônicas

3º turma de Comunicação Social – Jornalismo

Iniciativa Professor Laertes Larocca

Realizado em 1988 e lançado no ano de 1989.

Onde encontrar: Biblioteca Prof º Faris Michaele, na UEPG Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário