21 de novembro de 2009

Técnica ruim, mas uma iniciativa regional


A teledramaturgia ‘capenga’ do programa 'Casos e Causos', da TV Aberta, têm duas características cruciais. A primeira delas é a tentativa de representação regional através de séries - capítulos independentes veiculados uma vez por semana. E a segunda, por outro lado, é a produção técnica amadora, que deixa a desejar.


Em geral, o programa tenta apresentar histórias cotidianas. Porém, as atuações e produção são razoáveis e não conseguem garantir a audiência da programação, considerando que também perde público por passar nas madrugadas de domingo, um horário não (tão) nobre na programação televisiva.

A série, talvez por todos esses motivos, fica abaixo do nível de outras programações. Por exemplo, quando é comparada ao programa 'Curtas Gaúchos', da RBS TV, em que a qualidade de filmagem e produção em geral de curtas-metragens produzidos no Rio Grande do Sul é bem melhor e mostram como a produção regional pode ser valorizada e viável. Claro que o programa rio grandense veicula as filmagens caracterizadas com menos de 30 minutos há mais de 10 anos e as produções são de diversos diretores.


Em 'Casos e Causos', o requisito falta de experiência é perceptível, pois o elenco não é formado de atores profissionais ou que atuam na área. Assim, a impressão que se tem ao assistir as histórias semanais é de que estão brincando de representar personagens, de maneira forçada. Mas não deixa de ser uma tentativa e também uma esperança para que as produções de temas regionais cresçam e se aperfeiçoem. Dessa forma, é possível formar um público alvo que assista, comente e entenda que é possível produzir teledramaturgia, no caso, nos Campos Gerais.


Camila Engelbrecht


Serviço:

Séries / Drama

Nome Original: Casos e Causos

Elenco: Ricardo Tozzi, Danton Mello, Erika Evanttini, Humberto Martins, Taís Araújo, Antônio Calloni, Thiago Fragoso

Classificação: Programa para jovens e adultos

Fotos: Divulgação

Um comentário:

  1. O elenco que está no serviço está errado. Esse elenco é do programa "Casos & acasos" da Rede Globo. O elenco é variado, e o astores são amadores, mas atuam na área obviamente.
    A foto foi mandada errada, não há relação entre o livro e a série.

    ResponderExcluir