28 de novembro de 2009

(Atrás da) Luz, Câmera e Ação




A 1ª edição do Paraná TV dessa quarta-feira (25), telejornal da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), filial da Rede Globo, é criticada de uma forma diferente. Isso porque, acompanhando ao vivo a criação do telejornal, muitos aspectos que ficam fora das câmeras surgem para serem criticados.
O telejornal que começa às 12h tem duração de 45 minutos, mas a preparação começa desde as primeiras horas da manhã. As apresentadoras (âncoras do programa), diferente do que o público imagina, também são editoras, pois ajudam na construção do jornal, e não somente ‘apresentam e vão embora’.



A oportunidade de acompanhar a gravação serve também para analisar o comportamento dos profissionais. A expressão séria das apresentadoras em frente às câmeras é dividida com brincadeiras por detrás dela. As âncoras ficam, dentre os intervalos, preocupadas com a imagem, cabelo e se estão ‘gordas demais’ na tela, desmistificando a ideia de que as mesmas são pessoas distantes da nossa realidade.
Mas o contato direto com a criação, edição e transmissão do telejornal também possibilita ver erros que às vezes passam despercebidos pelo público. Na edição dessa quarta, a desatenção de uma das repórteres fez com que a informação de um número de telefone fosse transmitida errada, fazendo que o editor-chefe (pessoa que comanda o jornal) soltasse uma careta ao perceber o engano e informasse imediatamente a âncora para corregir a notícia. Talvez seja esse um dos principais pontos observados atrás das câmeras: a comunicação imediata entre editores, repórteres e apresentadores.



A experiência de acompanhar ao vivo a criação e transmissão provavelmente fez com que os alunos do segundo ano de Jornalismo da UEPG (nós, repórteres, escritores e editores desse blog) percebessem mais o funcionamento da mídia, e com isso buscar melhorar a forma de criticar, para oferecer textos melhores a você, leitor.


Carla Yarin


Serviço:
Paraná TV 1ª edição - RPC
Filial Rede Globo - Canal 7
De segunda a sexta-feira, das 12h às 12h45
Crédito das fotos: Gilberto Voorsluys

2 comentários: