6 de novembro de 2009

Abrem-se as cortinas



Geralmente muita expectativa cerca o início de uma atividade, sejam inaugurações, estréias, show e espetáculos. O 37º Festival Nacional de Teatro (Fenata) respondeu positivamente com a produção La careta que cae,do grupo carioca Milongas. Com programação de abertura do Fenata marcada para as 20h e espetáculo às 20h30, a organização cumpriu à risca os horários estabelecidos. A casa não estava cheia, toda a platéia pode se acomodar.


A farsa - gênero teatral dramático com o propósito de provocar riso – é uma adaptação de Títeres de Cachiporra de Federico Garcia Lorca. A história tem como tema o amor impossível das personagens Cocoliche e Rosita. O pai falido de Rosita, comicamente interpretado por uma atriz transvestida, a prometera ao vilão da peça, Dom Cristovinho da Cachamorra, em troca de dinheiro.

Durante a encenação bonecos e atores, músicas e danças, máscaras, sombra, poesias e interação com o público transportam os espectadores para o mundo dos personagens. O cenário simples, abusando de elementos como caixas de madeiras e materiais recicláveis, e o figurino igualmente simples, mas maravilhosamente confeccionado com retalhos, tampinhas de garrafas e diversos acessórios, não empobreceu a obra de Lorca, dirigida por Breno Sanches.

Sonoplastia e músicas também fazem parte do espetáculo. Os próprios personagens tocavam os instrumentos e cantavam as músicas também compostas por eles. Diferente de muitas peças teatrais, os personagens não se retiravam para as coxias aos terminarem a cena na qual atuavam se integravam ao cenário sentando em caixas nas laterais do palco.


O grupo Milongas destacou a importância do teatro em momentos da peça, no início da apresentação, nas letras de músicas entoadas e no final do espetáculo. O público acompanhou a música final em pé e ao término aplaudiram calorosamente a apresentação de início do 37º Fenata.

Cláudia Alenkire

Serviço: 37º Fenata – 5 a 12 de novembro de 2009

Mostra Adulto – Sessões às 20h30 (Cine-Teatro-Ópera – Auditório A – Álvaro Augusto da Cunha Rocha)

Mostra para Crianças – Sessões às 14h (Teatro Marista)

Mostra de Bonecos – Sessões às 14h (Cine-Teatro-Ópera – Auditório B – Dos Operários)

Espaço Alternativo – Sessões às 23h (Empório Avenida)

Ingressos

Sessões de espetáculos adultos: Todos os dias, ingressos a R$5,00 – estudantes (mediante apresentação de carteirinha), professores e maiores de 65 anos pagam meia-entrada.

Sessões de espetáculos para crianças, de bonecos, de rua e das mostras espaço alternativo e paralela: Ingresso grátis.

Mais informações: Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex)/DAC – Divisão de Assuntos Culturais

(42) 3222-9652

fenata@uepg.br

www.uepg.br/fenata

fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário