16 de outubro de 2009

Na TV aberta, um pouco de Paraná





A programação da Rede Globo possui um conteúdo que, entre jornalismo e entretenimento, por vezes desconsidera os regionalismos e torna-se adaptável às filiais da emissora em todo o Brasil. Com a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) não é diferente. É pouco o tempo dedicado a uma programação produzida no Paraná e que trate de assuntos do estado. O “Meu Paraná”, exibido todo sábado ao meio dia, objetiva justamente focar em temáticas paranaenses. Mesmo com um formato meio “quadrado” se comparado ao Plug!, outro programa da RPC, o 'Meu Paraná' cumpre com o prometido.



O programa é apresentado pela jornalista Dulcinéia Novaes. Com um tom sério, ela parece sempre estar na bancada de um telejornal, ao invés de conduzir um programa que deveria ser mais “leve”. O “Meu Paraná” dura de 15 a 20 minutos, o que dá a impressão de que o programa existe apenas para preencher um pequeno espaço que faltava para completar a programação.

Na edição do dia 10 de outubro, o tema era os 100 anos do Coritiba Futebol Clube. O jornalista Gil Rocha, que possui experiência no meio esportivo, fez uma reportagem completa. Entrevistas com torcedores, vídeos antigos do clube e gravações num estádio de futebol deixaram o programa informativo e atraente.



A trilha sonora é uma parte interessante do programa. Geralmente as músicas escolhidas combinam com o tema da reportagem, mas em determinados momentos elas são colocada em volume muito alto, e mal se pode ouvir a voz do narrador. O “Meu Paraná”, em geral, é um programa agradável, mas que poderia aproveitar melhor o pouco tempo que tem. Mudar o ritmo da apresentação ou a abertura do programa são algumas sugestões. Inovar não faz mal a ninguém.


Thalita Milan

Serviço:

Exibido todo sábado ao meio dia pela RPC (a filial de Ponta Grossa é a TV Esplanada). Canal aberto.

Apresentação: Dulcinéia Novaes.

Editor: Norberto Oda.

Fotos: Divulgação.

2 comentários:

  1. Correção de um torcedor do Coritiba.

    "Coritiba Foot Ball Club"

    Felipe Liedmann

    ResponderExcluir
  2. por que o fato do programa ter 15 a 20 minutos quer dizer que ele foi feito pra tapar um buraco na programação?

    ResponderExcluir