16 de outubro de 2009

Uma narração que mostra a história, e não apenas um relato



O espetáculo “A Descoberta das Américas”, que é realizado pela 'Companhia Leões de Circo Pequenos Empreendimentos', do Rio de Janeiro, foi apresentado no Cine-Teatro Pax de Ponta Grossa nesta última quinta-feira, 15/10, e marca o início do 37° Festival Nacional de Teatro (Fenata) de Ponta Grossa.





A peça é um monólogo – que, no teatro, quer dizer um espetáculo onde as falas são pronunicadas por uma única pessoa –, e conta a história da exploração das Américas pelos espanhois e o sofrimento dos índios, do ponto de vista de um camponês italiano chamado Johan Padan, interpretado pelo ator carioca Júlio Adrião.

Johan é um malandro que, fugindo da Inquisição, embarca em uma das caravelas de Cristóvão Colombo e, assim, passa a viver aventuras como sobreviver a um naufrágio, ser preso e quase virar o 'jantar' de índios canibais.

O diferencial de “A descoberta das Américas” é que, neste espetáculo, a imaginação do público é essencial. Isso porque a peça não conta com cenário, não tem troca de figurino e tampouco efeitos de luz e a reprodução eletrônica de sons. Com isso, surge um desafio para o ator e também para o público... ao artista porque deve atuar de maneira que o público consiga imaginar os lugares, as pessoas e as situações.

Um dos elementos usados pelo ator para proporcionar a imaginação da história nos espectadores é as onomatopéias (figura de linguagem na qual se imita o som com palavras) e mímicas (arte de expressar os pensamentos em gestos). Com isso, o mar e o seu som, o navio e o barulho que faz na água, os sons produzidos pelos animais e pela floresta estão presentes no palco. Outro detalhe da peça é que Júlio não interpreta apenas Johan, mas também animais como peixes, cavalos e galinhas e também índios, espanhois, Jesus e Madalena.



O espetáculo, que é baseado no livro escrito em 1992 “Johan Padan alla Descoverta delle Americhe” do italiano Dario Fo, pode ser considerado uma obra que vai muito além de contar a história da colonização. “A descoberta das Américas” realmente mostra a história ao espectador.

Mônica Bueno

Serviço: Espetáculo “A descoberta das Américas”

Duração: 1h30min

Classificação etária: 14 anos

Local: Cine-Teatro Pax

Horário: 20hrs

Data: 15/09/09

O Fenata acontece entre os dias 5 e 12 de novembro. Ainda não há programação em edital.

Mais informações: http://www.uepg.br/fenata/

Fotos: Mônica Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário