10 de outubro de 2009

História e Cultura transformadas em crônicas


O Alfanje e o Centeio é um livro de literatura e, ao mesmo tempo, história. A temática apresentada por Josué Corrêa Fernandes aborda o processo de imigração eslava nos Campos Gerais. Todos os relatos são escritos a partir de crônicas que passam por cidades como Castro, Ponta Grossa e Ivaí.


A obra foi escrita a partir de dados documentados e de lembranças do próprio autor quando conviveu, durante a infância e juventude, com o processo de imigração ucraniana e polonesa na região.

Uma das grandes vantagens oferecidas é o conhecimento histórico a partir de fácil leitura. Isso ocorre porque as crônicas são escritas de forma acessível, para que todos compreendam o significado cultural da chegada dos eslavos na região. Em cada crônica, Josué aborda uma peculiaridade da imigração nos Campos Gerais, assim, a leitura se torna atrativa e divertida.

Entre os contos que se destacam está “Abrem-se as cortinas”, que aborda os aspectos da região antes da chegada dos eslavos. Já “Cerne e Tarumã” fala sobre os Campos Gerais e suas belezas naturais, destacando um dos principais atrativos para a chegada dos eslavos.

A obra retrata o processo de imigração na região e em todo o Paraná. As crônicas vão construindo, no decorrer do livro, a importância dos imigrantes para a formação da identidade local. Toda a obra se fundamenta de uma forma especial. São documentos e experiências do autor, transformadas em textos leves. De um modo atrativo, Josué transforma a história em cultura e parte da identidade dos Campos Gerais.

Guilherme Capello

Livro: O alfanje e o centeio – crônicas da imigração eslava

Autor: Josué Corrêa Fernandes

Editora: Gráfica Planeta LTDA

Ano: 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário