31 de outubro de 2009

Confusões de um poeta anônimo

Existem muitos poetas famosos como Augusto dos Anjos, Cecília Meireles, que encantam os leitores com suas palavras. Mas também existem os anônimos, que não estão nas livrarias e bibliotecas. Um exemplo disso é o poeta de Ponta Grossa, Aquiles Vint, que vende suas poesias nos bares da cidade.

O trabalho apresenta erros de português, pontuação e frases muito longas, o que prejudica a leitura mesmo dos textos pequenos. Com rimas fáceis e sem muita criatividade, Aquiles vende o folheto com quatro poesias. Na primeira ele fala de Ponta Grossa e como é bom morar na cidade, das belezas e do seu povo, mas se perde em vários momentos e deixa o texto confuso. O poeta escreve sobre o amor, sobre a mulher e o homem. Porém, também é difícil entender o que ele pretende dizer. E aí o autor se perde em pensamentos contraditórios... Começa falando de um tema que se altera totalmente até o final da poesia. Os textos não conseguem prender o leitor ou emocionar, são simples e monótonos.

Já o folheto que contem as poesias é uma fotocopia e cada poesia possui uma letra diferente, o que não muda em nada o design da obra. Na prática, não é atrativo para o leitor que, muitas vezes, compra” por pressão do poeta, que aborda as pessoas nos seus momentos de distração. A ideia de distribuir o trabalho desta forma é válida, mas seria melhor esperar até ter uma obra melhor para seus leitores.


Serviço:

Poesias para viver mais” – Aquiles Y. Vint

Ponta Grossa/ Curitiba 2008/2009

O autor vende em bares como Cia do Espeto


Juliana Cardoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário